Por Sheila Almendros
Em 29.07.22
Os tons de cinza fazem parte de uma paleta que marca presença tanto na decoração de interiores quanto de exteriores. Sua neutralidade oferece inúmeras probabilidades democráticas de combinações. De acordo com Alan Godoi, do Studio Panda, “no dicionário, cinza quer dizer ‘a cor que está entre o preto e o branco’. Na decoração, ela funciona imparcialmente e sem emoção, ou seja, precisa ser combinada com outras cores para dar vida às composições”.
Publicidade
Há uma variação imensa de tons de cinza. Eles passeiam por diferentes nuances interessantes, até mesmo com fundos que flertam com o azul, o verde, o roxo e o marrom. Além de neutralidade, os diversos tons imprimem elegância, sofisticação e solidez. Conheça os 12 mais usados na decoração atualmente:
Todos os tons da lista podem ser utilizados de diferentes maneiras na decoração. Além disso, é muito fácil combinar cores com o cinza. Acompanhe o próximo tópico!
Publicidade
Não existe um determinado tom de cinza para um ambiente específico. Entretanto, é preciso equilibrar a cor com o restante do projeto. Tendo como premissa que o cinza é uma cor neutra na decoração, o arquiteto Alan Godoi dá algumas dicas de combinação:
Para áreas expostas a intempéries, o arquiteto sugere a aplicação do cinza em materiais que não exigem muita manutenção: “as sugestões mais interessantes são o cimento queimado, o concreto aparente, o tijolo cinza e o revestimento cimentício“.
Para metragens reduzidas, o profissional aposta em tons de cinza que criam sensações de amplitude. “Usamos tons de cinzas mais abertos, que lembram o cimento, pois ele dá a impressão de um ambiente mais espaçoso, embora não seja uma regra. É possível trabalhar com tons mais fechados de cinza em pontos específicos e não como uma cor determinante. Por exemplo: aplicar em uma única parede, móveis de menor volume e objetos decorativos”.
A sala é um ambiente que pede acolhimento. Se o espaço for amplo, os tons mais escuros são bem-vindos, principalmente em uma decoração moderna. Nesse espaço, “gosto de utilizar o cinza independentemente do tom. Entretanto, para móveis volumosos, apostar em um tom escuro imprime uma elegância única”. Assim, a sala cinza pode receber outras cores em “quadros, vasos, almofadas, poltronas etc.”, sugere o profissional.
Publicidade
“Escolher o tom exato para uma parede cinza é algo muito pessoal. Uma dica técnica é sempre levar em consideração as dimensões do espaço – áreas maiores podem ter predominância de tons de cinza mais fechados, já áreas menores ficam bem em tons mais claros. Claro que podemos usar uma ou outra parede em uma sala pequena com um tom fechado, mas pense em um belo quadro para quebrar um pouco essa superfície grande escura”, sugere Godoi.
Brincar com os tons de cinza em um mesmo ambiente adiciona uma seriedade incontestável à decoração, entretanto, ela pode ser quebrada com um jogo criativo de cores. O arquiteto cita um exemplo: “no meu escritório, há uma parede com placa cimentícia ao lado de outra com papel de parede cinza, a diferença de tons fica muito interessante, mas adicionamos quadros e outros elementos coloridos para deixar o ambiente mais criativo. Também gosto de adicionar materiais naturais, como a madeira, para compor ambientes residenciais”.
Assim como em outros ambientes, o tom de cinza adotado para decorar a cozinha deve ser pensado de acordo com as dimensões, porém isso pode ser esquecido sem pensar duas vezes quando se trata de piso e revestimentos: “um projeto de marcenaria com a parte superior cinza dá a liberdade para adicionar outras cores na parte inferior, como o azul petróleo. Se você deseja um design minimalista, aposte em móveis sem puxadores”. Vale combinar o cinza com outra cor para não deixar o ambiente muito neutro.
A moral da história é que o cinza pode ser implementado na decoração de diferentes maneiras, por exemplo, em um porcelanato cinza. A seguir, confira algumas inspirações!
Inspire-se nos projetos mais criativos com diversos tons de cinza. Apesar de sóbria, essa cor é uma das mais democráticas da paleta. Confira!
O cinza e seus tons variados marcam presença em diferentes tipos de design, do clássico ao moderno, do minimalista ao industrial, do sóbrio ao aconchegante. Com criatividade, essa cor tão impessoal transforma a decoração.
Entre inspirações, tours e informações, os vídeos abaixo trazem diferentes dicas para usar tons de cinza da melhor maneira na decoração.
Nesse vídeo, os projetos comentados pelo profissional trazem os tons de cinza como elementos principais. Há várias dicas de decoração para adicionar sua identidade ao espaço. Assista!
O arquiteto mostra um apartamento com diferentes tons de cinza. Durante o tour, ele dá dicas para deixar o ambiente mais aconchegante sem a necessidade de promover grandes mudanças.
Você sabe quais tons de cinza são mais usados em determinados tipos de decoração? Assista ao vídeo para aprender sobre o assunto. Além disso, há várias dicas de combinação e composição.
Se a ideia é criar ambientes com variações de cinza que fujam do impessoal, estude com carinho a adição de nuances acolhedoras. Para isso, você pode conferir a matéria sobre cores que combinam com cinza. Os projetos estão maravilhosos!