5 dicas preciosas de como plantar pitaya para você ter frutas suculentas

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

istock

Por
Atualizado em 07.06.22

Com uma aparência exótica, sabor suave e repleta de benefícios, a fruta-do-dragão é uma ótima pedida de alimento para ser cultivado em casa. Se você quer saber como plantar pitaya, há várias dicas que podem te ajudar nessa tarefa. Siga a leitura para aprender mais!

Publicidade

Índice do conteúdo:

5 dicas de como plantar pitaya

Com os cuidados certos, você pode colher essa fruta em casa! Para saber como, leia as dicas a seguir. Assim, você poderá garantir as melhores condições para o desenvolvimento da planta.

1. Escolha do local

Pitayas Uai

Publicidade

A fruta pode ser plantada diretamente na terra ou até mesmo em vasos. No segundo caso, é preciso optar por um recipiente com pelo menos 30 cm de profundidade e com furos para drenagem. Ou seja, o melhor local para plantar a fruta é um espaço com o tamanho adequado para que ela se desenvolva bem.

2. Clima

A pitaya é um cacto de origem tropical, por isso, tem grande resistência ao calor. O ideal é que ela seja cultivada entre 18ºC a 30ºC. Em locais mais frios, uma estufa pode ser uma boa pedida.

3. Iluminação

Pitahayas de Veraguas

Publicidade

O cacto necessita de seis a oito horas de luz solar por dia. Porém, é preciso evitar os horários de sol forte, pois ele pode queimar a planta. O ideal é escolher um local que não receba sol no horário mais quente do dia. Em vaso, é possível mudá-lo de local conforme a necessidade.

4. Rega

Por se tratar de um cacto, essa é uma planta sensível ao excesso de água. Nos meses mais quentes, o ideal é molhar a terra quando ela aparenta estar seca. Já no outono e no inverno, a quantidade de água pode ser reduzida, já que as folhas retêm água.

5. Solo

Deve ser rico em nutrientes e bem drenado. Vale misturar areia à terra e também adicionar pedras no fundo do vaso. Além disso, use um fertilizante com baixo teor de nitrogênio uma vez por mês.

Com as dicas acima de como plantar pitaya, esse processo pode ficar um pouco mais simples. Porém, é preciso seguir os cuidados à risca para que seu cacto cresça saudável. Para saber um pouco mais do assunto, siga a matéria.

Saiba mais sobre o plantio da pitaya

Se você quer aprender outras dicas para ter uma boa plantação, os vídeos abaixo são de grande ajuda. Eles contam com informações úteis que podem te ajudar nessa jornada. Veja:

Como plantar pitaya em estacas

Nesse vídeo, você aprende como fazer o plantio por estaquia diretamente no solo, que é bem simples de ser seguido e pode ser a aposta ideal para você. Vale a pena conferir.

Publicidade

Como plantar pitaya em vaso

Também é possível plantar a pitaya em vasos e esse vídeo ensina como fazer isso. Assim, mesmo que você more em um apartamento, dá para ter essa planta em casa. Além do plantio, você confere outras dicas, como adubação, regas e mais.

Como plantar pitaya no pneu

Outra dica interessante é reaproveitar um pneu para plantar a sua muda de pitaya. Assim, você dá um novo uso para esse objeto e ainda consegue ter o cacto em casa. As dicas são bem completas para você ter um resultado de sucesso.

Como plantar pitaya com apoio de pneu

Além de aprender a colocar um pneu para ser usado como apoio para a pitaya, esse vídeo também ensina como fazer a poda da planta. Dessa maneira, ela cresce saudável e garante ótimas frutas.

E aí, o que achou dessas dicas de como plantar pitaya? Se você adora ter frutas em casa, pode também gostar de saber como plantar abacaxi para ter ainda mais sabor na sua casa.