70 papéis de parede em quartos de bebês: inspiração sem complicação

Escrito por Beatriz Smaal

Foto: Reprodução / Ó do BorogodÓ

A chegada de um bebê traz diversas mudanças não apenas para o casal, mas também para o ambiente em que se vive. Normalmente, um quarto é disponibilizado para que o mais novo membro da família possa descansar tranquilamente enquanto os pais organizam roupinhas, brinquedos, fraldas e diversos presentes que começam a surgir conforme parentes e amigos recebem a boa notícia.

O papel de parede é um material que pode ajudar bastante os papais de primeira viagem ou veteranos a deixar o quartinho ainda mais bonito para acomodar a criança que logo chegará. Tudo isso, sem quebradeira ou grandes reformas, já que esta opção decorativa é fácil de aplicar e não apresenta custos elevados se comparado com boa parte das outras opções.

Já mostramos o passo a passo para a colocação de um papel de parede, o que significa que você está preparados para colocar as mãos na massa. Portanto, nada melhor do que conferir diversas opções para se inspirar na montagem do ambiente dos sonhos, feito sob medida para dar as boas-vindas ao mais novo morador da sua residência.

1. Um clássico para chamar de seu

Foto: Reprodução / Juliana Farias Arquitetura

Os temas para quartos de bebês são os mais variados, portanto nada melhor do que começar com um clássico. Aqui, a suavidade é a grande protagonista, usando o papel de parede composto por listas brancas para harmonizar perfeitamente o tema mais delicado, em contraste com a parede em um tom salmão leve.

2. Cinza sai do óbvio e abusa das figuras geométricas

Foto: Reprodução / Claudiny Cavalcanti Arquitetura

O arquiteto Philippe Nunes, da NOP Arquitetura, revela que “não existem regras para cores e composições cromáticas para meninos e meninas. O que vale é o estilo que você pretende levar para o quarto do seu filho. Cada vez mais, cores alternativas têm entrado nos quartos de bebê, como o cinza e o amarelo”.

Nesta composição, além da cor mais neutra, vemos ainda figuras geométricas para a montagem do ambiente tanto no papel de parede atrás do berço quanto em uma espécie de painel que fica acima da cômoda, que acomoda prateleira, suporte para roupas e outros objetos que precisam ficar pendurados e sempre à mão.

3. Casa de boneca e muitas nuvens

Foto: Reprodução / Maraú Design Studio

O papel de parede rosa combina perfeitamente com o quarto para meninas, mas é preciso ter cuidado. “Devemos ficar atentos no equilíbrio e pensar na composição como um todo. Focar só no papel de parede pode ser um erro grave se ele não dialogar com os demais elementos decorativos do ambiente. Deve-se ficar atento às proporções e pensar sempre que não é porque o quarto é de um bebê que ele tem que ser infantil e datado. Crianças e bebês crescem e, em tempos de crise, a tendência é o quartinho acompanhá-los, pelo menos, por 5 anos”, declara Philippe Nunes.

Nesta composição, o rosa claro da parede é acompanhado de diversas nuvens brancas, que deixam o papel ainda mais sutil. Outro ponto de foco da decoração é a estrutura de madeira em forma de casinha, que também permite que o berço se encaixe dentro de um dos nichos.

4. Xadrez na medida certa

Reprodução / LEZSY Interiores

O xadrez é uma opção ousada, mas que traz ainda mais qualidade ao design se usado de forma correta. Aqui, o papel cobre apenas a parte superior das paredes, enquanto o restante segue para tons mais neutros, o que traz harmonia para o ambiente no melhor estilo vintage.

Ainda de acordo com o profissional da NOP Arquitetura, “o primeiro passo para uma escolha assertiva em papel de parede é, antes de tudo, pensar no estilo que esse quarto vai ter. O universo de papel de parede é praticamente infinito, chegar na loja para escolher sem um estilo definido é um erro.”

5. Listras e nuvens para meninos

Foto: Reprodução / Cingrid Lopes Arquitetura

Assim como vimos no quarto com nuvens para as garotas, aqui também temos este padrão para uma das paredes, porém usando o azul e o branco. Além disso, um segundo papel aparece na jogada, desta vez abusando das listras verticais coloridas.

Enquanto as cores sobressaem nas paredes, os móveis acabam seguindo um estilo mais neutro, com muito branco. Já as caixas amarelas claras conversam com as listras e permitem que os brinquedos sejam guardados sem grandes problemas.

6. Bolinhas e bandeiras

Foto: Reprodução / Studio KP Arquitetura

Fugir do óbvio fica cada vez mais simples com a quantidade gigantesca de papéis de parede existentes no mercado. Os que trazem bolinhas em sua estampa sempre deixam o ambiente mais leve, por mais que não tragam cores quentes ao fundo.

Enquanto o papel de parede cinza decorado enfeita boa parte das paredes, uma grande faixa mais escura quebra este padrão  e permite que o design fique menos enjoativo. Ao mesmo tempo, diversos acessórios amarelos trazem mais cor ao cômodo

7. Sem medo de ser xadrez

Foto: Reprodução / Pinheiro Martinez Arquitetura

Enquanto um quarto usa o xadrez com moderação, outro exemplo aposta neste papel de parede por todos os lados, sem que isso prejudique a decoração. Aqui, a estampa em tons de verde e marrom claros conversa com os móveis brancos e de madeira do berço e do trocador de forma harmoniosa, sem pesar o ambiente.

O grande sofá branco com estampas geométricas mais discretas também faz parte do quarto, proporcionando outro ponto focal dentro deste cômodo. Para completar, um grande painel com nichos redondos e luz ao fundo cobre uma das paredes estampadas, garantindo que o papel apareça apenas nos lugares necessários.

8. Aconchegante e florido

Foto: Reprodução / Zappa Design

Ainda de acordo com a NOP Arquitetura, “deve-se pensar que o papel entra para somar ao ambiente, podendo ser ele o principal elemento ou não. A partir daí, isso vai nortear outras decisões do projeto, como marcenaria e decorativos. Pensar em composições de papéis de parede com tecidos é um plus que traz diferencial ao projeto”.

Neste quarto, o ponto principal certamente é o papel de parede, que traz uma estampa floral bastante delicada, porém marcante. Assim, os outros elementos acabam partido para opções mais clássicas, seja na escolha do berço e do mosquiteiro em tons de rosa bem claros, na colcha branca que cobre a cama e no estampado extremamente discreto da cadeira de amamentação.

9. O céu é o limite!

Foto: Reprodução / Alê Ateliê

70 quartos de adolescentes decorados para inspirar

O céu é o grande tema deste quarto de menino, com balões no papel de parede que decora os quatro cantos do projeto. As estrelas aparecem em uma almofada, no enfeite que decora a cortina de voil e no pequeno nicho iluminado acima da cama. Enquanto isso, nuvens também decoram o ambiente nas almofadas e nas luminárias acima das cabeceiras da cama e do berço. O azul é a cor que se destaca através de diversas tonalidades, inclusive nos nichos.

10. Triângulos em laranja e cinza

Foto: Reprodução / Apartamento433

Outro quarto que abusa das figuras geométricas e do cinza aparece em destaque, revelando como é possível sair do lugar comum também em um quartinho infantil. Triângulos de tons de cinza, de laranja claro e com listras cobrem uma das paredes do quarto, abrigando a cômoda com o trocador e o berço.

A caminha da pequena bebê traz cantos arredondados que lhe dão características bastante modernas e, juntamente com a cor cinza mais escura, mostram a personalidade da criação.

11. Suavidade verde e rosa envelhecido

Foto: Reprodução / Sabrina Sinohara

O verde, mais usado para quartos masculinos, aparece aqui neste ambiente para menina de forma bastante suave no papel de parede com linhas finas e delicadas, mas nem por isso menos marcantes. Completam o visual um painel em rosa envelhecido pra lá de moderno, além de nichos para guardar os brinquedos em cima do berço.

12. Listras e mais figuras geométricas em harmonia

Foto: Reprodução / Sabrina Sinohara

Nesta decoração, dois papéis de parede bastante diferentes foram usados com precisão, dando personalidade ao quarto. Ao meio, figuras geométricas prestam suporte ao berço clássico com cabeceira trabalhada, enquanto as laterais revelam um zig zag que destaca as luminárias no estilo candelabro.

13. Delicadeza por todos os lados

Foto: Reprodução / WVS Arquitetura e Interiores

Usando um xadrez extremamente discreto em sua composição, o papel de parede azul e branco dá o tom do dormitório, emprestando suas cores também para a poltrona de amamentação e, especialmente, para o berço que é o centro da decoração. Já os tons amadeirados tomam conta do piso e das treliças que cobrem as extremidades do lugar do soninho e das portas do guarda-roupa.

14. Colorido todo especial, com muitos triângulos

Foto: Reprodução / Lara Sousa Arquiteta

O papel com desenhos triangulares aparece novamente em outro design, ocupando a parte superior de uma das paredes. Para combinar, temos nichos também nesse formato, que dão uma cara diferente ao ambiente, além de uma cômoda com gavetas em degradê bastante charmosa.

15. Desenhos miúdos em um quarto clássico

Foto: Reprodução / Iskisita Baby

As estampas menores também podem compor um belo ambiente para a bebê que está chegando. Neste caso, o quarto é todo branco com detalhes que dão um ar vintage, enquanto o papel com pequenos desenhos ocupa metade da parede e deixa o ambiente mais alegre, em harmonia com os detalhes rosa que se espalham nos estofados, brinquedos e até na mochila.

16. Modernidade com muita madeira

Foto: Reprodução / L’Equipe Arquitetura

O papel de parede geométrico em um tom mais escuro permite que outros objetos fiquem em destaque, sejam os quadros com molduras brancas ou o suporte que traz o nome da criança dona do espaço. Aqui a madeira é o centro da decoração, seja no painel com iluminação, no berço arredondado e na cômoda que abriga o trocador.

17. Dois papéis de parede em uma só decoração

Foto: Reprodução / Arq4home

Diferentes papéis de parede foram usados para compor esta decoração. Formando uma espécie de painel que comporta os quadros e muitas luzes, vemos uma escolha mais delicada, com desenhos pequenos. Enquanto isso, na parede ao lado, listras dão suporte ao sofá, prateleira e ar-condicionado, em um quarto feminino clássico e delicado.

18. Garotinho à vista!

Foto: Reprodução / Constance Zahn Babies & Kids

O trio branco, azul e amarelo são destaques nesta decoração para um quarto que não apenas servirá quando a criança estiver pequena, mas também o acompanhará durante seu crescimento. Formas geométricas estampam o papel de parede que cobre um dos lados do dormitório, enquanto nichos dão o contraste de cor usando madeira, o amarelo e um azul mais escuro. Para completar, marcenaria branca e de madeira complementam o ambiente.

19. Aconchego com arabesco e muita luz

Foto: Reprodução / Larissa Prado Interiores

O papel de parede com arabescos cobre um grande espaço e fica ainda mais destacado em conjunto com os spots de luz cuidadosamente enfileirados. Enquanto isso, rosa e branco completam o ambiente, deixando tudo muito clean e, como não podia deixar de ser, bastante elegante.

20. O balão vai subindo…

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

Arrojado, o papel de parede com balões e bichinhos fofos dá o tom deste dormitório. Enquanto isso, o berço arredondado e a cômoda possuem cores escuras que poderia pesar demais em um ambiente para bebês, no entanto, combinam perfeitamente com a ideia lúdica e charmosa pensada para o local.

21. O rosa nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Manuela Linhares

Enquanto alguns preferem tons mais vibrantes, existem aqueles que apostam no clássico que nunca sai de moda. É o caso desta composição, com um papel de parede com listras extremamente sutis, tema que retorna em alguns estofados do berço. Para contrastar, bolinhas também aparecem em lençóis e no trocador que dará suporte para os futuros papais.

22. Gêmeos em ação!

Foto: Reprodução / Camila Barsan

Quando gêmeos são esperados (uma menina e um menino), a opção mais interessante a se seguir é usar cores neutras, como o verde, amarelo e laranja. É exatamente esta a proposta do quartinho acima, que abusa dos triângulos tanto no papel de parede quanto nas bandeirinhas que decoram o ambiente.

23. Nuvens rosas e berço pra lá de compacto

Foto: Reprodução / Bianchi & Lima Arquitetura

Ao contrário de outros projetos, é o branco que serve como pano de fundo para as nuvens que, neste papel de parede, são rosas. Aliás, a cor predomina em outros locais do quarto, como cortina, trocador e roupas de cama, sempre em tons complementares. Vale destacar aqui o berço pra lá de compacto que libera espaço dentro do ambiente.

24. Envelhecido com muito estilo

Foto: Reprodução / Mimadinhos

10 dicas essenciais para montar um closet pequeno

O papel de parede estampado decora o quarto infantil em um dos lados, deixando em destaque um móvel envelhecido que dá personalidade ao ambiente. Além disso, um véu dourado protege o berço e evita que a luz atrapalhe o soninho do bebê, sempre mantendo o estilo.

25. Para uma turma grande

Foto: Reprodução / Maria Cegonha

Neste espaço, não apenas temos dois berços tradicionais, mas também outros três pequenos mini berços que mostram que o tamanho da família não é desculpa para descuidar do estilo. O papel de parede em zig zag e com cor neutra permite que bebês de ambos os sexos ocupem o ambiente sem nenhum problema.

26. Romantismo para meninas

Foto: Reprodução / Fábrica Arquitetura

Estampas grandes de flores combinam perfeitamente com o estilo romântico deste cômodo, decorando não apenas uma das paredes, mas também um painel que serve para apoiar os brinquedos e iluminar o local. Já o guarda-roupa com portas espelhadas faz com que o ambiente se amplie ainda mais.

27. Listras na parte inferior da parede

Foto: Reprodução / Dayane Moreschi Arquitetura

O papel de parede listrado foi usado na parte mais baixa do quarto do bebê, formando uma linda e delicada decoração. Na parte superior vemos um tom mais neutro de pintura e molduras que dão um toque luxuoso, que se complementa com o lustre recheado de pedras. Contrasta com as cores mais claras o berço que traz estrutura em madeira mais escura.

28. Desenhos divertidos

Foto: Reprodução / MOA Design

Diversos desenhos divertidos estampam o papel de parede que deixa esse quarto não apenas moderno, mas também recheado de cor sem ficar enjoativo. Seguindo o padrão do papel, vemos os nichos arredondados em laranja e azul, além de detalhes do protetor do berço e das almofadas que protegem a cama.

29. Nuvens em dose dupla

Foto: Reprodução / Projetos da Mariana

Mais um quarto para dois bebês, novamente em cores mais neutras que podem ser usadas tanto por meninas quanto meninos. Além dos painéis estofados que protegem a parte inferior, a parede ainda traz o papel de nuvens brancas sob um fundo marrom bem claro, que conversa com os berços de madeira.

30. Tijolinho à vista

Foto: Reprodução / Samira Jarouche

O papel de parede acinzentado que imita tijolos dá o pontapé inicial para o quarto em que o amarelo e o verde predominam. Uma árvore estilizada aparece como item que se conecta ao painel que envolve a cama de solteiro.

A madeira pode ser vista ainda nos pés do berço, enquanto o verde da sua estrutura combina com os detalhes do chão. Completa o ambiente a faixa amarela na parede e no teto, decorada com fadas.

31. Ladrilho hidráulico ou papel de parede?

Foto: Reprodução / Companhia da Arte

Bastante inusitado, este papel de parede imita ladrilhos hidráulicos e confere um estilo pra lá de moderno ao quartinho do bebê. Para contrastar com esta característica marcante e dar equilíbrio, o restante dos móveis e acessórios são de cores neutras.

32. Simples e eficiente

Foto: Reprodução / Tha Tentante

As listras horizontais deste papel de parede são simples, mas nem por isso menos eficientes. Cinza e o branco funcionam com perfeição neste cômodo, em harmonia com os zig zags do protetor de berço e de outros elementos de estofados e roupas de cama. O amarelo e o verde também podem ser vistos, porém de maneira mais discreta em detalhes da composição.

33. Quanta fofura!

Foto: Reprodução / Kaira Doebber

O estampado miúdo do papel dá charme a duas paredes do quarto, transformando-se quase em quadros com a adição dos trabalhos de luz e gesso. Já os painéis aparecem para a criação de prateleiras que acomodam os enfeites da criança. Enquanto isso, berço e cadeira para amamentação completam o estilo eclético do cômodo.

34. Um rei entre nós

Foto: Reprodução / O Quartinho do Bebê

O dossel em forma de coroa revela que um rei vai morar neste espaço montado com todo o carinho, enquanto o papel de parede, com listras verticais bastante suaves, complementa o ambiente e destaca os nichos e quadros que fazem parte da decoração.

35. Ondinhas em preto e branco

Foto: Reprodução / O Quartinho do Bebê

O papel de parede com ondinhas em preto e branco não ocupa toda a parede exatamente para manter o ambiente leve, como um quarto de bebê deve ser. No entanto, estilo é o que não falta, seja com o berço que foge do tradicional, o trabalho com luzes e gesso, a persiana e os nichos em forma de nuvem.

36. Dinossauros!

Foto: Reprodução / Fábrica Arquitetura

Esse quartinho temático de dinossauros fica ainda mais delicado com o papel de parede de estampa chevron que ocupa um dos lados do dormitório. Ele conversa com elementos como almofadas, lençóis e até trocador, trazendo harmonia para o ambiente. As cores dos bichinhos de pelúcia e o berço pra lá de moderno, em formato oval, completam o espaço.

37. Mais uma combinação com triângulos

Foto: Reprodução / CG Arquitetura e Interiores

Outra opção com triângulos pode ser vista neste quarto clean, feito para quem preza por espaço e simplicidade. Com guarda-roupa embutido de um lado e janela do outro, cabe à parede oposta o destaque com o papel de parede de formas geométricas que abriga os quadros decorativos.

38. Quarto de bebê com linda vista

Foto: Reprodução / Julia Barros

O papel de parede geométrico também aparece neste quarto que, de quebra, conta com uma vista linda. O berço amarelo claro ocupa um lugar de destaque e a luminária em nuvem, logo acima, permite que a criança tenha toda a luz necessária quando preciso.

39. Um safári para o novo morador

Foto: Reprodução / MaderiAssis Arquitetura

Os bichinhos estão à solta neste quarto de tema safári, com direito a macaquinhos pendurados no mosquiteiro do bebê. O papel de parede xadrez em branco e verde remete à floresta, enquanto os nichos iluminados comportam os outros animais da selva.

40. Árvores, espelhos e muita personalidade

Foto: Reprodução / Decor Minha Paixão

Como decorar seu quarto usando criado-mudo espelhado

As árvores dão o tom neste papel de parede todo estampado e com muita personalidade. Além disso, diversas molduras espelhadas compõem a decoração, enquanto painéis com prateleiras abrigam os animais da floresta. O amarelo no protetor do berço completa o ambiente e traz mais cor para a decoração.

Mais ideias de papel de parede para quartos de bebê

Ainda não encontrou o modelo de papel de parede perfeito para o quarto do seu bebê? Confira mais imagens de ambientes encantadores:

41. Papel de parede em harmonia com o restante da decoração

Foto: Reprodução / Cahu Presentes

42. No teto e até na porta

Foto: Reprodução / Melina Papel e Pano

43. Laços para Mariana

Foto: Reprodução / Magnifica A Arte em Mdf

44. Listras e bichinhos pode sim!

Foto: Reprodução / Lizia Zani Florindo

45. Elegante sem ser óbvio

Foto: Reprodução / O Quartinho do Bebê

46. Uma menina pra lá de moderna

Foto: Reprodução / O Quartinho do Bebê

47. O ABC nas paredes

Foto: Reprodução / Kind Möbelfabrik

48. Um cantinho todo especial

Foto: Reprodução / Obra e Estilo

49. A cara da riqueza!

Foto: Reprodução / Lara Sousa

50. Quarto montessoriano

Foto: Reprodução / Dani Mataresi

51. Listras, borboletas e muito capricho

Foto: Reprodução / Dani Mataresi

52. Flores que acompanham o crescimento da criança

Foto: Reprodução / Elos Arquitetura

53. Triângulos em tons de cinza

Foto: Reprodução / Gleuse Arquitetura

54. Estampas e listrado que combinam

Foto: Reprodução / MaderiAssis Arquitetura

55. Formas geométricas para encantar

Foto: Reprodução / UrbanArts Teresina

56. Borboletas por todos os lados

Foto: Reprodução / Mamãe da Helena

57. No aconchego das nuvens

Foto: Reprodução / Atelier Do Bebê

58. Um charme só

Foto: Reprodução / Quarto de Bebê

59. Já consegue imaginar seu bebê descansando aqui?

Foto: Reprodução / Leite Mag

60. Losangos para deixar o quarto ainda mais lindo

Foto: Reprodução / O Quartinho do Bebê

61. Espelho revela mais um lado florido

Foto: Reprodução / Cristhiani Versan ARQuitetura

62. Para nenhuma mamãe botar defeito

Foto: Reprodução / Concierge4kids

63. Luzes que imitam as estrelas

Foto: Reprodução / Marli Lima

64. Ambiente encantador com rosa e amarelo

Foto: Reprodução / Samira Siman

65. Moderno e luxuoso

Foto: Reprodução / Juliana Farias Arquitetura

66. Que tal um lustre igual ao da foto?

Foto: Reprodução / Sabrina Sinohara

67. O tema navy fica lindo na decoração do quarto de meninos

Foto: Reprodução / LA Arquitetura e Interiores

68. Passarinho, que quarto é esse?

Foto: Reprodução / MIVI Arquitetura

69. Requinte com papel de parede rosa

Foto: Reprodução / Arte3 Arquitetura

70. Que tal este modelo para combinar com todas as cores?

Foto: Reprodução / J. Alonso Arquitetura

15 papéis de parede para quarto de bebê para comprar

Agora que você se inspirou com tantas decorações diferentes, é hora de escolher a opção que mais combina com o seu gosto. Confira as nossas sugestões, disponíveis pela internet, e encontre aquela que vai fazer parte do dormitório montado com tanto amor e carinho:

1. Papel de Parede Vinilizado Listras Azul

Compre na Leroy Merlin

2. Papel de Parede Vinilizado Listras de Giz Rosa

Compre na Leroy Merlin

3. Papel de Parede Vinílico Disneyball

Compre na Leroy Merlin

4. Papel de Parede Chevron ZigZag

Compre no Walmart

5. Papel de Parede Lymdecor

Compre na Dafiti

6. Papel de Parede Vinílico Robôs Azul

Compre na Leroy Merlin

7. Papel de Parede Vinílico Flor Listrado

Compre na Leroy Merlin

8. Papel de Parede Vinilizado Castelo Lilás

Compre na Leroy Merlin

9. Papel de Parede Vinilizado Caminhões Azul

Compre na Leroy Merlin

10. Papel de Parede Vinilizado Ilha Zoo Bege

Compre na Leroy Merlin

11. Papel de Parede Infantil Bambinos Listras Azuis

Compre no Walmart

12. Papel de Parede Bambinos Listrado Bege

Compre no Walmart

13. Papel de Parede Autocolante abstrato zig zag

Compre no Walmart

14. Papel de Parede Listrado Rosa e Creme

Compre na Elo7

15. Papel de Parede Lymdecor Azul

Compre na Dafiti

Tendências e uma boa dica!

A NOP Arquitetura ainda destaca as grandes tendências atuais para a decoração dos quartos dos pequenos: “Vindo na contramão dos últimos anos, os álbuns que chegaram esse ano estão com muitas opções de cores vibrantes e alternativas. O melancia e o azul esverdeado aparecem muito. Outra tendência são as padronagens maiores, fugindo dos desenhos miúdos que estávamos tão acostumados. O que notamos também é muito referência no estilo escandinavo. Painéis estão super em alta também”.

Além disso, a empresa revela que sempre opta por papel de parede vinílico na hora de compor um desses ambientes. “A durabilidade é maior e desbotam bem menos com o tempo. Além disso, com um pano úmido é possível você fazer a limpeza adequada”, uma ótima pedida quando falamos em quartos infantis.

Agora é a sua vez! Escolha aquele que mais combina com o seu estilo e comece a decorar o quartinho do bebê.

COMENTÁRIOS