As melhores plantas para pergolado e 20 ideias que vão inspirar o seu jardim

Escrito por
Em 02.05.22

As plantas para pergolado são uma ótima forma de deixar esse elemento externo mais charmoso e atrativo. Além de embelezar, espécies trepadeiras podem ajudar no sombreamento e deixar o jardim mais aconchegante. Veja uma lista de plantas que ficam lindas combinadas com um pergolado e ideias que vão te encantar.

Publicidade

Índice do conteúdo:

11 plantas para pergolado que vão decorar com perfeição

Espécies trepadeiras são as mais indicadas para incrementar um pergolado, confira sugestões certeiras:

Alamanda

Gláucia Araripe

Publicidade

É uma trepadeira de folhagem escura e densa que apresenta flores normalmente em tons amarelos. É resistente, nativa do Brasil e aprecia um clima quente. Floresce o ano todo, principalmente durante a primavera e verão. É considerada um repelente natural de pragas, como pulgões e choconillhas, mas seu manuseio requer cuidado, já que é uma planta tóxica.

Amor-agarradinho

É uma linda e delicada trepadeira, com flores pequenas encontradas em cores como rosa ou branco. Seu crescimento é rápido e sua floração é bastante duradoura e atrativa para abelhas. Pode ser cultivada em qualquer região do país, em locais bem ensolarados. Para uma floração abundante, adube o solo com frequência.

Congeia

Roberto Riscala

Publicidade

É uma planta volumosa, com pequenas flores brancas e brácteas em tons de rosa, roxo e cinza que se destacam. A floração ocorre no final do inverno e durante a primavera. A espécie gosta de sol pleno e não tolera geadas, sendo indicada para regiões com invernos menos rigorosos. Além disso, é uma planta de crescimento vigoroso, por isso, podas de contenção podem ser necessárias.

Glicínia

Também conhecida como flor-da-ternura, a glicína traz um visual exuberante com sua floração pendente. Suas cores mais conhecidas são azul e roxo. Apresenta um crescimento lento a moderado e floresce durante o outono e inverno. Aprecia o clima temperado e regiões de altitude, onde o clima é mais ameno. Deve ser cultivada sob sol pleno, com solo rico em matéria orgânica e regas frequentes.

Jasmim-dos-poetas

Conhecida pelo seu intenso perfume, o jasmim-dos-poetas apresenta galhos rosados com pequenas flores brancas. É uma planta de crescimento rápido, cheia de delicadeza e perfeita para jardins clássicos ou românticos. Aprecia locais de sol pleno e clima ameno. As regas devem ser regulares e necessita de tutoramento e podas de limpeza.

Lágrima-de-cristo

É uma trepadeira delicada, com flores vermelhas envolvidas por um cálice branco que apresenta intensa duração. Floresce durante a primavera e verão e atrai aves e insetos polinizadores. Pode ser cultivada em meia-sombra ou sol pleno e tolera a seca. É uma planta resistente a solos salinos e, por isso, também pode ser cultivada em cidades litorâneas. Não necessita podas e é bastante sensível à geada.

Primavera

Suas cores intensas chamam a atenção em qualquer jardim. Pode ser encontrada com tonalidades em branco, rosa, roxo, laranja e vermelho. É nativa do Brasil e aprecia o calor e temperaturas médias amenas. Floresce nos meses mais quentes do ano. É uma espécie rústica, de sol pleno e resistente à maresia. Seu solo deve ser bem drenado e as regas feitas a cada 15 dias, em épocas muito quente, aumente a frequência da irrigação.

Publicidade

Sapatinho-de-judia

Uma planta com folhas verde-escuras, cachos de flores pendentes em formato de sapatinho e tons de púrpura e amarelo. É fácil de cuidar e um grande atrativo para beija-flores. Deve ser cultivada em pleno sol para florescer com abundância e é indicada para regiões de clima tropical, já que não tolera baixas temperaturas, nem geadas. São recomendadas podas de limpeza para eliminar galhos secos ou folhas doentes.

Trepadeira jade

Destaca-se pela sua floração colorida em cachos que atrai borboletas e beija-flores. Além disso, garantem um efeito espetacular em pergolados. Os tons mais comuns são azul-esverdeado e vermelho. Seu local de plantio deve receber sol direto, seu solo deve ser adubado com frequência e podas de manutenção são necessárias para limpeza, limitação do crescimento e manutenção do formato.

Tumbergia-azul

De crescimento rápido, essa trepadeira demanda cuidados simples. É altamente decorativa com suas flores grandes e azuis. Aprecia locais com sol da manhã e clima ameno, mas adapta-se bem às temperaturas mais quentes. As podas devem ser feitas somente quando não estiver florindo, fora dos meses da primavera. Seu solo deve ser úmido, mas não encharcado e adubado com frequência para uma floração intensa.

Sete-léguas

O nome popular sete-léguas faz jus à rapidez de seu crescimento, com galhos que chegam a atingir 10 m de comprimento. É uma espécie rústica e vigorosa, com flores rosadas em forma de trombeta. Floresce o ano todo, com maior floração durante a primavera e verão. Seus ramos são flexíveis e devem ser conduzidos para direcionar seu crescimento. Deve ser cultivada em pleno sol, com solo rico em matéria orgânica e regas frequentes. Aprecia locais de clima tropical, mas tolera baixas temperaturas.

Escolha plantas que se adequem ao clima da sua região e de acordo com a incidência solar do local em que ficarão plantadas. Assim, você garante um visual esplêndido da combinação da planta com o pergolado.

Publicidade

20 fotos de pergolados com plantas para transformar o quintal

Admire a beleza de plantas que crescem lindamente em pergolados e inspire-se para decorar o seu quintal:

1. A combinação de plantas com um pergolado é incrível

2. E deixa qualquer jardim mais encantador

3. As flores surpreendem com cores e perfumes

4. Ajudam a sombrear o espaço

5. Além de atrair borboletas e beija-flores

6. A trepadeira jade fica belíssima com suas flores pendentes

7. Que também podem ser encontradas em tons vermelhos

8. Em qualquer cor, decoram de forma magnífica um pergolado

9. A primavera traz um charme único com suas cores intensas

10. A glicínia é ideal para lugares de clima mais frio

11. Já a tumbérgia floresce em qualquer região

12. Explore o visual das plantas para pergolado no seu jardim

13. Crie paisagens rústicas e deslumbrantes

14. Aproveite mais ao ar livre com um pergolado

15. Você pode criar um espaço de estar

16. Com mesas e cadeiras para relaxar

17. A sete-léguas tem rápido crescimento

18. E traz muita delicadeza com suas flores rosas

19. Transforme seu pergolado com uma planta

20. E encante com a beleza da natureza

Deixe seu jardim mais verde e seu quintal perfeito para aproveitar mais momentos ao ar livre. E para ter um espaço externo belo e conectado com a natureza, confira também ideias para fazer uma piscina natural em casa.