Tons pastéis na decoração: 50 projetos lindos e inspiradores

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / BMG Arquitetura

Aclamado pelos adoradores do estilo clean, os tons pastéis (ou tons pastel, como preferir) deixaram de ser exclusivos da decoração de quartos infantis para fazer parte da cartela de cores de qualquer ambiente interno. Sua suavidade e delicadeza são perfeitas para quem busca equilíbrio e sensação de leveza na composição do espaço, além de oferecer uma jovialidade a mais ao cômodo. Além do mais, a saturação baixa de suas cores permite que esta cartela seja combinada com propostas diversas: do industrial ao clássico, o frescor sempre será garantido.

Mas se a intenção é criar algo que fuja da sobriedade, não deixe de aproveitar a versatilidade dos tons pastéis para combinar as cores com materiais e texturas mais marcantes: a madeira e o cimento queimado são exemplos de grandes aliados para uma decoração mais madura, além de serem atemporais. Já para propostas mais femininas, que tal incluir um mármore carrara e o cobre nesta harmonização?

Confira a seguir uma lista recheada de projetos com as mais variadas propostas incluindo os tons pastéis na composição, com muita personalidade e identidade:

1. Um locker rosa cheio de frescor na sala

Foto: Reprodução / Giovanna Ferrarezi

O rosa, além de ser uma cor feminina, é super jovial, características principais desta espaçosa sala. Veja que graça ficou a disposição dos livros na estante separados por cor, combinando perfeitamente com a mobília branca, a responsável pela leveza do ambiente.

2. O cinza e o off white são aliados perfeitos para uma composição clean

Foto: Reprodução / Archtime

Para a decoração deste quarto clean, o cinza e o off white foram verdadeiros aliados para atender a proposta. O tom de rosa queimado da cabeceira da cama é o toque sofisticado desta composição.

3. Enchendo a casa de alegria

Foto: Reprodução / Mobpik

Quem não dispensa a alegria natural das cores marcantes, que tal investir nas opções quentes dos tons pastéis? Nesta varanda, o rosa e o tiffany foram as grandes atrações.

4. Suavidade para acomodar a penteadeira

Foto: Reprodução / Vanessa Sant’Anna

Este cantinho da vaidade do quarto feminino ganhou papel de parede com abacaxis azuis, responsável por alegrar o espaço. O pé de madeira da mesa é aquela pitada de aconchego que o dormitório precisava.

5. O quartinho da princesa

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

A forma mais tradicional de usar tons pastéis na decoração é combiná-los com o branco. Esta é a característica principal encontrada em quartos femininos ou infantis, com estilo clássico e clean.

6. O aconchego da madeira

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

A rústica cabeceira teve sua textura neutralizada pelos tons pastéis aplicados nos quadrinhos, roupa de cama e mesa lateral. O resultado: um dormitório aconchegante e cheio de identidade.

7. Um espaço lúdico para a pequena

Foto: Reprodução / BG Arquitetura

A mistura entre a madeira e o papel de parede floral foi o equilíbrio certo entre o delicado e o aconchegante que este quartinho de menina precisava. Para alegrar ambiente, o tom pastel do rosa dá o toque final de feminilidade.

8. Papel de parede imitando madeira

Foto: Reprodução / Casa Depois dos Quinze

Para a espaçosa sala de jantar, a moradora apostou em um papel de parede que imita madeira, no tom azul pastel. O contraste do mogno da mesa foi bem destacado pelo tom claro, adicionando leveza à decoração.

9. Formas geométricas divertidas

Foto: Reprodução / Vanessa Sant’Anna

O cantinho de estudo deste quarto de menina também ganhou um papel de parede, desta vez com figuras geométricas coloridas, em tons suaves, para combinar com o restante da composição.

10. Um chalkboard diferenciado

Foto: Reprodução / Katia Llaneli

Para quem deseja ter a tendência do momento, mas não gosta da ideia de incluir uma parede escura na decoração, que tal produzir um chalkboard na parede verde?

11. Não tem como errar colorindo as paredes

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Quem não tem medo de ousar pode fugir por completo da tradicional parede branca e incluir uma pitada de cor na decoração, adicionando uma cor pastel à parede. Além de manter a neutralidade, ainda é possível combiná-la com diversas outras propostas.

12. Tons pastéis podem ser usados facilmente em quartos infantis

Foto: Reprodução / Liliana Zenaro

Tradicionalmente usados em quartos infantis, os tons pastéis garantem a suavidade do ambiente, garantindo a sensação leve para o quartinho dos bebês e crianças maiorzinhas.

13. … em quartos juvenis…

Foto: Reprodução / Nah Cardoso

Para o quarto da moça, os tons de rosa foram aplicados suavemente em detalhes de destaque. Perceba como a composição de quadros e almofadas deram um visual mais sofisticado ao dormitório.

14. …E em dormitórios de casal também

Foto: Reprodução / Fernanda Podolsky

Essa suave cartela de cores não é exclusividade de quartos infantis e lúdicos. Um quarto de adulto fica mais sóbrio com a delicadeza dos tons pastéis. Perceba como este espaço tornou-se um convite ao aconchego pintadinho de azul.

15. A casinha de bonecas

Foto: Reprodução / Carolina De Nani

Difícil é tirar a criançada de dentro do quarto quando a decoração conta com soluções temáticas. Claro que não podia faltar um rosa clarinho nesta composição, né?

16. O branco em boa companhia

Foto: Reprodução / Iara Kilaris

Um quarto branco sempre será atemporal, principalmente quando se trata de dormitórios onde o morador/moradora ainda crescerá, mudará de estilo e gostos pessoais. A melhor solução para personalizar o ambiente em uma fase distinta? Investir somente em uma parede para colorir com um tom suave!

17. A jovial sala de estar

Foto: Reprodução / Arquitetas Online

Você pensava que tons pastéis só cairiam bem em quartos? Se enganou! O turquesa e o rosa bebê presentes nesta decoração ditaram a alegria do espaço e ainda deixou a sala ainda mais despojada.

18. Cinza clarinho em meio ao industrial

Foto: Reprodução / Gabi Marques

Veja como a versatilidade de um tom pastel permite que este tipo de cartela seja incluída em diversos estilos e propostas diferentes: a cozinha industrial ficou super estilosa com os armários cinza.

19. A elegância do rosa quartzo

Foto: Reprodução / Casa de Valentina

Este rosa queimado virou sinônimo de sofisticação nos últimos anos, e tornou-se tendência no mundo da decoração. Materiais como madeira e cobre são os maiores aliados da cor.

20. Rosa + verde

Foto: Reprodução / Codecorar

O quartinho das irmãs contou com uma única e enorme cabeceira estofada. Sua estampa rosa é um contraste perfeito com o verdinho aplicado na parede. Não ficou lindo?

21. Dormindo nas nuvens

Foto: Reprodução / Iara Kilaris

Olha que graça este projeto temático, que incluiu nichos com prateleiras ao lado da cama, representando as torres de um castelo. O papel de parede com a temática de nuvens garantiu ainda mais delicadeza ao espaço.

22. Os clássicos arabescos acetinados

Foto: Reprodução / Sabrina Souza

Os populares papeis de paredes acetinados com estampa de arabesco é um clássico, encontrados em diversos tons e estilos. Para o quarto desta jovem, a escolha foi um rosa claro, quase bege, instalado na maior parede do cômodo.

23. Adicionados na parede geométrica

Foto: Reprodução / PhD

A decoração com parede geométrica está se tornando cada vez mais popular no Brasil, e uma dica certeira para quem deseja aderir a moda em um cômodo pequeno é: invista nos tons pastéis para confeccionar a sua!

24. Aquela mantinha fofa no sofá

Foto: Reprodução / Vanessa Sant’Anna

Para quem gosta de mudar sempre a decoração de um ambiente, é essencial investir em cores sóbrias nas paredes e móveis, e adicionar cores e texturas através de objetos, como adornos, almofadas e quadrinhos.

25. Sua majestade, o rack

Foto: Reprodução / Gabi Marques

Para maior destaque na sala de estar, o rack azul foi adicionado, em meio às outras opções sóbrias como o branco e cinza. Viu como ele não passa desapercebido?

26. Cortinas e tapetes

Foto: Reprodução / Casa de Valentina

Não pense duas vezes antes de incluir tapetes e cortinas em tons pastéis na sua decoração. Certamente a solução será tão elegante quanto versátil.

27. Tons pastéis = mais claridade

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Percebeu como todos os ambientes tendo como tons predominantes as cores pastéis são mais claros? Se o seu espaço precisa rebater a iluminação natural ou é pequenininho a ponto de precisar de uma sensação de amplitude, invista nesta opção!

28. O casamento perfeito

Foto: Reprodução / Patricia Soares Interiores

Nesta cozinha, o projeto de marcenaria teve um resultado para lá de delicado: o casamento entre o armário verde com o mármore não podia dar mais certo. O toque final ficou por conta da torneira dourada.

29. A carinha do aconchego

Foto: Reprodução / Milésime

Um quarto aconchegante conta, sem dúvidas, com soluções que fazem o seu morador se sentir “abraçado”. E isto, os tons de bege fazem bem. E para garantir uma graciosidade, nada como um toque feminino do rosa, certo?

30. A elegância do azul Tiffany

Foto: Reprodução / Maddu Magalhães

Difícil não se apaixonar por esta cor, que agrada 100 a cada 100 meninas! O estilo escandinavo desta decoração contou com o papel de parede de tijolinhos, pelego na poltrona e cadeiras coloridas em tons pastéis. Uma fofura!

31. Quebrando a rusticidade

Foto: Reprodução / Emily Henderson

A decoração rudimentar composta por revestimento e mesa de madeira, além do piso de cimento queimado, ganhou uma outra cara com a adição das cadeiras estofadas. Certamente o ambiente ficou carregado de personalidade.

32. Remetendo ao vintage

Foto: Reprodução / Casa de Valentina

Falando em personalidade, como não se apaixonar por esta sala com ícones vintage? A parede azul bebê ganhou um ar de maturidade com a adição de toda a decoração setentista incluída no espaço.

33. Cantinho do sossego

Foto: Reprodução / ArqExpress

Aquele canto “quebrado” do cômodo ganhou uma utilidade e tanto: a cadeira suspensa já era um item icônico no quarto, mas tudo ganhou outra forma e estilo com a parede geométrica em tons pastéis: um cantinho perfeito para relaxar ou colocar a leitura em dia.

34. O home office dos sonhos

Foto: Reprodução / Rodrigo Ladeira

Uma área de trabalho caprichada ajuda qualquer profissional ter mais inspiração, certo? Foi isso que o morador deste cantinho especial pensou ao produzir a parede geométrica de seu home office, usando a cor salmão como tom principal.

35. Um cantinho de estudos inspirador

Foto: Reprodução / Studio Trées Arquitetura

Assim como o home office, o canto de estudos também precisa atender a mesma premissa. Além de confortável, ele também precisa garantir boa iluminação, espaço e, claro, a personalidade de quem o usufrui, não é?

36. A sala de jantar nórdica

Foto: Reprodução / Apartamento 501

A sobriedade da parede Cromanil colaborou para que o aparador rosa ganhasse um maior destaque. Assim, em vez de corresponder a uma decoração industrial, a combinação resultou em um estilo escandinavo.

37. Rosa quartzo + metro white

Foto: Reprodução / Apartamento 33

Um mistura de estilos é sempre bem vinda! O banheiro social deste apartamento contou com o piso hidráulico, com pegada retrô. Já o revestimento metro white passeia entre o vintage e o nórdico, principalmente por compor a parede junto com o rosa, enquanto os metais do espaço garantem a pitada clássica da decoração.

38. A poltrona deu outra cara ao espaço

Foto: Reprodução / Vanessa Sant’Anna

Se a ideia é não investir em grandes reformas, que tal colocar um item icônico no espaço? Perceba como uma única poltrona transformou o closet em um cantinho mais fofo e super elegante.

39. Quarto duplo: duplo estilo

Foto: Reprodução / Dois Quartos Arquitetura

Neste projeto, o moderno dormitório duplo recebeu uma pincelada de tons pastéis na composição, tanto nas paredes, como na mobilia. Difícil é não se apaixonar.

40. Uma porta nada convencional

Foto: Reprodução / Gabi Marques

Uma porta de entrada colorida é um cartão de boas-vindas da casa, não acha? Este apartamento recebeu uma colorida de azul Tiffany, deixando o hall muito mais alegre.

41. Caprichando na decoração do banheiro

Foto: Reprodução / Studio Trées Arquitetura

Quem disse que um banheiro precisa ser esquecido na hora de decorar? Contemplado com paredes de cimento queimado e rosa, bastou adicionar alguns quadrinhos e plantas para transformar o espaço em um local elegantemente exótico.

42. Como viver sem quadrinhos?

Foto: Reprodução / Giovanna Ferrarezi

Falando em quadrinhos, são eles os responsáveis por adicionar mais personalidade ao espaço, pois representam a personalidade do morador. Quando suas cores ainda são em candy colors, como não amar?

43. Vitrais charmosinhos na sala de estar

Foto: Reprodução / Emily Henderson

As janelinhas dessa simpática sala de estar foram decoradas com adesivos aplicados em cada vitral. Cada uma de uma cor diferente, totalmente diferente de qualquer proposta.

44. Uma pintura já resolve tudo

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Consegue imaginar este ambiente sem essa parede rosa? Seria só mais um ambiente neutro, certo? Agora ficou mais que comprovado que uma pintura faz toda a diferença, não acha?

45. Uma decoração com a carinha da moradora

Foto: Reprodução / Vanessa Sant’Anna

Objetos especiais são os queridinhos das meninas para usar na decoração. E neste quartinho não podia ser diferente: foi desta maneira que os tons pastéis foram aplicados.

46. Revestimento candy color

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Para fugir do habitual metro white, porque não um metro rose? A marcenaria branca contribuiu para deixar o ambiente mais claro, já que o chão de cimento queimado inseriu um quê de rusticidade na cozinha.

47. Uma cozinha de casa de bonecas

Foto: Reprodução / Steve Baldini

Para este projeto, o profissional adicionou duas cores nos armários planejados. Nos armários altos, o verde foi predominante na decoração, enquanto a bancada trouxe a formosura do espaço no tom de rosa.

48. Decorando com utensílios

Foto: Reprodução / Inspira Casa

Os tons pastéis desta decoração ficou por conta dos utensílios expostos na cozinha de armários escuros e bancada de madeira: aquele toque nórdico que se tornou paixão nacional.

49. Tiffany com preto

Foto: Reprodução / 2Two Design

A estante preta contrastou em perfeita harmonia com a parede Tiffany, compondo a decoração da sala com bastante modernidade e alegria.

50. Tons incluídos em detalhes sutis

Foto: Reprodução / Meu Apê 34

A roupa de cama do quarto de casal é o destaque da decoração. Perceba como as cores foram adicionadas sutilmente em pequenos detalhes das almofadas e colcha.

O que achou desta seleção incrível de projetos inspiradores? Agora só falta o próximo passo: colocar a mão na massa aí em seu cantinho preferido. E para ajudar nesta empreitada, que tal aprender a escolher as cores ideais para pintar a sua parede?

PARA VOCÊ