Como cuidar do brinco-de-princesa para uma decoração digna da realeza

Escrito por
Atualizado em 30.03.22

O brinco-de-princesa, cujo nome científico é Fuschia sp., é uma flor originária da América do Sul. Ela é uma planta ornamental, por isso é muito usada em várias decorações. Além disso, também pode ser comestível e usada para finalizar diferentes tipos de pratos doces e salgados. Neste post, confira como cuidar e como usá-la na decoração.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cuidar de brinco-de-princesa

Sempre que alguém adquire uma planta nova, é ideal que ela saiba como cuidar dela. Dessa forma, a nova moradora da casa terá uma vida longa e próspera. Veja abaixo os principais cuidados com o brinco-de-princesa:

  • Rega: para essa planta, as regas precisam ser constantes. Isto é, o solo precisa ser sempre úmido, porém não pode ficar encharcado;
  • Cultivo: a adubação deve ser feita no início da primavera. Assim, a planta dará flores lindas. Já no outono, ela deve ser fertilizada apenas para repor os nutrientes;
  • Mudas: a principal forma de fazer mudas é por meio da estaquia. Ou seja, retirar cerca de 8 cm ou 10 cm das pontas dos ramos e tirar as folhas da base. Depois é só plantar direto em um substrato preparado;
  • Luminosidade: o ideal é que a Fuschia receba diretamente os primeiros raios de Sol do dia. Depois ela deve ficar à meia sombra;
  • Onde plantar: ela pode ser plantada em vasos ou diretamente no solo. Contudo, o substrato deve ser bem drenado. Ela pode ser cultivada no formato de estaca. Dessa maneira, a Fuschia sp. pode atingir vários metros;
  • Poda: as podas podem ser feitas no inverno. Lembre-se de tirar apenas os galhos e flores secas. Principalmente porque flores e folhas mortas também sugam os nutrientes da planta.

Com essas dicas sua planta poderá crescer forte e saudável. Que tal saber um pouco mais sobre ela? Veja a seguir!

Publicidade

Saiba mais sobre brinco-de-princesa

Conhecimento nunca é demais, principalmente quando se trata de uma planta tão bonita e apreciada. Com os vídeos selecionados abaixo, você aprenderá como cuidar melhor do seu brinco-de-princesa para que essa planta floresça em ser jardim:

Como cultivar brinco-de-princesa

O canal Spagnhol Plantas ensina como cultivar a planta brinco-de-princesa. No vídeo, o engenheiro florestal Murilo Soares dá diversas dicas para ter sucesso no cultivo e propagação dessa planta perene, que se dá muito bem em regiões frias.

Como cuidar de brinco-de-princesa

Publicidade

Algumas plantas chamam mais a atenção de qualquer beija-flor. Esse é o caso do brinco-de-princesa. Para atrair esses animais, é preciso que a planta seja saudável e chamativa. Isso é alcançado com os cuidados especiais que ela necessita. Veja o vídeo do jardineiro Henrique Buttler para cuidar da sua planta como um profissional!

Dicas sobre o brinco-de-princesa

Para ter uma planta em casa é preciso considerar várias coisas. A principal delas são as condições de iluminação do local. Dessa maneira, a florista Flávia Kremer dá dicas incríveis sobre o cultivo da planta. Além disso, a youtuber fala sobre as condições de luminosidade e as características dessa flor, que chama atenção de todos.

Como fazer muda de brinco-de-princesa

O melhor ter plantas em casa é poder fazer mudas. Elas podem ser para presentear alguém ou para aumentar o número daquela espécie no jardim. Contudo, isso não pode ser feito de qualquer jeito. Confira as informações passada pela jardineira Neusa Ribeiro.

Agora você já sabe como cuidar bem dessa planta. Dessa forma, sua preocupação daqui em diante deve ser só uma: como harmonizá-la com a decoração.

10 fotos de brinco-de-princesa para encher o jardim de beleza

Veja abaixo algumas fotos dessa planta e encante-se com a sua beleza:

1. O brinco-de-princesa é uma planta muito bonita

2. Ela também é conhecida como lágrimas de Cristo

Renato Oliveira

Publicidade

3. Ou ainda como agrado

4. Seu nome científico é Fuschia sp. e é símbolo do Rio Grande do Sul

5. Ela é facilmente encontrada em outros estados

6. Como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais

7. Isso acontece porque essa planta é resistente ao frio

8. Quando bem cuidada, ela atrai muitos beija-flores

9. Deixa o jardim mais colorido

10. E seu lar muito mais aconchegante!

Com essas ideias fica fácil saber como usar o brinco-de-princesa na sua casa. Porém, as plantas ficam mais saudáveis quando estão próximas a outras plantas. Dessa maneira, veja mais sobre as melhores flores para jardim.

Publicidade