Sótão: 60 referências para te ajudar a aproveitar esse espaço da casa

Foto: Reprodução /Claudia Pimenta


Com revisão da
Atualizado em 30.06.23

O sótão é um cômodo localizado na parte superior da casa, de estruturas específicas, onde, normalmente, as paredes são mais baixas e assimétricas e o forro é inclinado. Isso se dá devido aos desníveis das coberturas das residências.

Normalmente, o sótão acaba servindo como local de depósito de bagunça e objetos sem uso, como móveis, malas, roupas, brinquedos, ferramentas, entre outros. Porém, é possível redefinir o espaço mais alto da casa para que ele se torne um ambiente muito mais funcional e cheio de personalidade.

Um sótão, quando bem planejado e decorado, pode se transformar em um dos melhores cômodos da casa. Mas atenção, ele varia bastante de tamanho e quanto menor for o seu espaço, maior deve ser a sua criatividade na hora de montar um ambiente agradável, aconchegante e útil para os moradores. Gostou da ideia? Então, confira agora 60 inspirações de sótãos decorados e planejados e dicas de como aproveitar esse ambiente para as mais diversas funções, seja para reunir a família e os amigos, trabalhar e estudar, ou simplesmente descansar.

1. Sótão rústico

Foto de sotao 1 - 4

Foto: Reprodução /Juliana Pippi

Neste sótão foi feita uma sala de estar aconchegante com decoração rústica. Normalmente, os sótãos possuem teto inclinado e com forro de madeira, como mostra este exemplo. Porém, aqui a madeira foi utilizada como material principal em todo o ambiente. Nestes locais, também é comum que as estruturas fiquem aparentes, então decorações mais rústicas combinam muito bem com o espaço.

Publicidade

2. Que tal um quartinho de bebê?

Foto de sotao 4 - 5

Foto: Reprodução /Baby Decor & More

Aqui, o sótão virou um quartinho de bebê lindo e gracioso! Normalmente, as crianças tem muitas fantasias com o sótão, então, esse cômodo pode se tornar muito lúdico, tanto para bebês, quanto para crianças já crescidinhas, se tornando um cantinho todo especial só para elas.

3. Um belo lounge

Foto de sotao 15 - 6

Foto: Reprodução /Claudia Pimenta

E que tal esse sótão descontraído que virou um lounge para receber os amigos? O interessante, neste caso, é a decoração temática, remetendo ao clima praiano de verão. O papel de parede de coqueiros com mar o fundo, de fato, nos faz sentir numa bela praia, naquele clima de férias e descanso. Até o tapete lembra o chão de areia da praia. As plantinhas atrás do banco de madeira e a janela ampla, que permite uma maior claridade no ambiente, também contribuem ainda mais para esse clima natural e relaxante!

4. O sótão pode ser o que você quiser

Foto de sotao 35ok - 7

Foto: Reprodução / Decor & Home Organizer

Esse cômodo é tão versátil que você pode montar o que você quiser. Aqui, vemos um exemplo de home office nas alturas. Não tem espaço para um escritório no andar de baixo? Mude para o sótão e aproveite este espaço na sua casa para ter ser cantinho de estudos e trabalho sossegado e reservado.

Publicidade

5. Para adultos e crianças

Foto de sotao 33 - 8

Foto: Reprodução /Carolina Mendonça

Esse sótão tem espaço para todo mundo. Bem do lado da aconchegante sala de estar com tapete felpudo, foi criada uma área de entretenimento para crianças, com direito a mesinha, espaço de leitura e até painéis e quadros na parede para desenhar.

6. Até a cozinha pode ser no sótão

Foto de sotao 22 - 9

Foto: Reprodução /Claudia Pimenta

Algum dia você já imaginou que o sótão poderia virar uma cozinha? Esse exemplo está aí para provar que isso é possível sim! E ainda por cima, uma cozinha gourmet! Destaque especial para a bancada preta e cinza que fez um lindo contraste com o frigobar e os detalhes vermelhos. E também para o sofá baixinho que ganhou até mesinhas para apoiar pratos e copos. Esse sótão virou uma cozinha super charmosa e autêntica, não é?

7. Um quarto relaxante e confortável

Foto de sotao 12 - 10

Foto: Reprodução /Westwing Brasil

Quem não queria um refúgio como esse sótão com vigas aparentes e uma cama king size cheia de almofadas felpudas? Repare que além da cama super confortável, o ambiente ainda conta com um sofá aconchegante e uma estante cheia de livros e discos de vinil para curtir momentos relaxantes.

8. Um cantinho mais do que especial

Foto de sotao 48 - 11

Foto: Reprodução /Érica Salguero

Publicidade

Aqui o sofá ficou bem pertinho da janela para quem for deitar nele poder admirar a vista e pegar um ventinho fresco. Cantinhos como esse também são ótimos para quem tem bichinhos de estimação, podendo ser uma caminha super confortável para eles, inclusive, para relaxar junto com os donos. A decoração não ficou linda com esses diferentes tons de azul?

9. Monte uma biblioteca e um cantinho de leitura

Foto de sotao 6ok - 12

Foto: Reprodução /Núcleo de Arquitetura

Outra ideia muito legal para os sótãos é fazer uma biblioteca. Assim, você pode organizar seus livros e deixar um espaço reservado para os momentos de leitura. Essa solução é ideal para quem tem muitos livros em casa. Esse cantinho da foto não ficou lindo?

10. Vale até criar um closet

Foto de sotao 8 - 13

Foto: Reprodução /Marcenaria do Diego

Podemos ver que o espaço do sótão é bem versátil, não é mesmo? Você pode usar esse espaço para qualquer função que desejar, basta ver quais são suas maiores necessidades na casa. Aqui, ele se transformou em um amplo e organizado closet.

11. Um quarto infantil cheio de personalidade

Foto de sotao 27 - 14

Foto: Reprodução /My mom is so cool

E o que falar desse lindo quartinho? A estrutura do sótão permitiu que o ambiente pudesse ter dois andares. O primeiro com as duas camas, sendo o espaço para dormir, e o segundo uma espécie de brinquedoteca, com direito a mini instrumentos musicais e tudo! Destaque também para esse enfeite super foto do ursinho dentro do balde pendurado. Apaixonante!!

12. Sótão amplo e aconchegante

Foto de sotao 16ok - 15

Foto: Reprodução /Cristhiane Gonçalves

Esse sótão, por ter um espaço bastante amplo, foi aproveitado para ser uma sala de estar com espaço para jogos e música, como mostra a mesa de pebolim e a bateria. A decoração também apostou no rústico e nas cores quentes, como laranja, vermelho e amarelo, fazendo uma linda composição.

13. Sótão com diversão e espaço para relaxar

Foto de sotao 46 - 16

Foto: Reprodução /Claudia Pimenta

Olha aí mais uma ideia ótima para fazer no sótão, uma sala de jogos para se divertir e também relaxar com os amigos. Essa teve direito até uma mesa de pebolim! Outros dois detalhes interessantes neste projeto são a iluminação indireta na base do sofá e a ampla janela, proporcionando bastante claridade natural para o ambiente.

14. Para quem precisa de mais um banheiro em casa

Foto de sotao 41 - 17

Foto: Reprodução /Insight Arquitetura

Está precisando de mais um banheiro em casa? O sótão pode ser aproveitado até mesmo para montar um banheiro extra para o seu lar. Neste exemplo, cada espaço foi bem aproveitado e decorado com muito bom gosto, sendo mantido o estilo mais rústico com o forro de madeira no teto inclinado. Se o espaço for maior, você ainda pode fazer uma suíte de hóspedes.

15. Um projeto de sótão que é pura diversão

Foto de sotao 61 - 18

Foto: Reprodução /Escala Arquitetura

Este sótão apostou em um projeto multiuso. O espaço de convivência e entretenimento ficou delicioso pra qualquer sessão de cinema, estúdio de música e até mesmo para uma brinquedoteca. Destaque para o sofá grande e super confortável que cabe um monte de gente. A família toda se diverte!

16. Uma decoração inspirada na floresta

Foto de sotao 55 - 19

Foto: Reprodução /Bona Brasil

O projeto desse sótão apostou na criatividade para a decoração. A sala de TV virou uma espécie de mini floresta com o tapete de grama, as várias plantinhas espalhadas pelo ambiente e as estruturas de madeira rústica, que receberam uma pintura branca igualmente rústica – sem contar o banquinho em forma de bichinho. Parece um refúgio encontrado no meio da floresta, não é mesmo?

17. Ótima opção para a casa de férias

Foto de sotao 56ok - 20

Foto: Reprodução /Fill The Blank Decor

Já imaginou dormir e acordar num quarto confortável e aconchegante como esse? Você pode se inspirar nesse projeto e transformar o sótão da sua casa em um ambiente lindo assim. Inclusive, se você tem uma casa de veraneio ou de campo com sótão, aproveite para montar um belo cômodo nesse cantinho.

18. Uma sala de TV para relaxar

Foto de sotao 3 - 21

Foto: Reprodução /Estudio Kza

Olha que gracinha essa sala de TV! Uma ótima opção para sótãos é transformá-los em salas de estar e ambientes de convivência. Assim, você pode chamar os amigos para assistir um filme, jogar ou até mesmo para bater um papo em um cantinho reservado e sem incomodar ninguém da casa.

19. Crie um ambiente de descanso e entretenimento

Foto de sotao 23 - 22

Foto: Reprodução /Westwing Brasil

Olha que lindo esse sótão! É um ambiente que funciona tanto para os momentos de relaxamento, quanto para os momentos de diversão. Tem redes para descansar e cadeiras e mesas para beber e jogar conversa fora com os amigos. As luminárias pendentes também deram mais charme para o local. Sem contar a bela vista que ele proporciona, não é mesmo?

20. Espaços menores podem ser bem aproveitados

Foto de sotao 52 - 23

Foto: Reprodução /Bona Brasil

A reorganização do sótão de forma criativa permite que até espaços mais compactos sejam funcionais e bem aproveitados. Neste exemplo, criou-se dois andares, com um dormitório e um ambiente para leitura, onde cada cantinho foi aproveitado, ajudando a otimizar o espaço. O piso de madeira largo adiciona beleza em conjunto com a decoração com inspiração artística.

21. Escritórios no sótão garantem um ambiente tranquilo e silencioso

Foto de sotao 40 - 24

Foto: Reprodução /LS Arquitetura

O escritório é um dos ambientes preferidos para ser adaptado no sótão. Esta marcenaria teve que se adequar ao telhado inclinado, sem abrir mão dos espaços de armazenamento. Repare que os livros e caixas organizadoras ganharam uma estante planejada e criativa. O silêncio para as horas de estudo e trabalho é garantido!

22. Ambiente especial para o home theater

Foto de sotao 49 - 25

Foto: Reprodução /Ana Crivellaro

Aqui, o sótão virou um ambiente super elegante para receber o home theater. Além disso, ainda conta com um frigobar fazendo as vezes de bar. O espelho bisotado e o tapete felpudo super fofinho deram um charme a mais para a decoração. Já imaginou relaxar e assistir seus filmes e shows preferidos num espaço como esse?

23. Que tal reformar o sótão e fazer um quarto como esse?

Foto de sotao 28ok - 26

Foto: Reprodução /Caixar-te

Esse quarto parece até que saiu de uma casa da árvore! A madeira envelhecida rústica causa um efeito muito interessante na decoração. Além disso, as almofadas e as luzinhas coloridas deixaram o ambiente alegre e muito aconchegante. Esse local também pode ser usado para reunir os amigos e conversar.

24. Uma sala com uma vista inspiradora

Foto de sotao 29ok - 27

Foto: Reprodução / Winne Taylor Ford

Essa linda sala de estar feita no sótão tem até uma luneta para poder admirar ainda mais a vista incrível do lado de fora. O interessante dos ambientes feitos no sótão é que eles costumam ser bem iluminados. Além disso, a bela combinação do azul com bege deixou o ambiente clean e sereno.

25. Um quarto encantador

Foto de sotao 60 - 28

Foto: Reprodução /Ap309

Esse sótão virou um lindo quarto de solteiro com uma decoração super romântica e charmosa. A cama embaixo da parede inclinada aumenta a sensação de aconchego. Já o piso é o grande destaque do quarto e combinou perfeitamente com as cores neutras, puxando para tons de rosa chá. A lanterna com a vela no chão e o pelego deram ainda mais charme e conforto para o ambiente.

26. O sótão também pode ter varanda

Foto de sotao 38 - 29

Foto: Reprodução /Isla Arquitetura

Olha que linda a decoração desse sótão! A mistura das cores preta, branca e cinza é uma escolha super moderna e sofisticada. Para fechar com chave de ouro, ele ainda conta com uma linda e espaçosa varanda, deixando o ambiente com aquele clima gostoso e relaxante.

27. Quem não queria uma sala dessas?

Foto de sotao 18 1 - 30

Foto: Reprodução /NOP Arquitetura

Olha que graça essa sala super confortável e convidativa! Aqui, o sótão é pequeno, mas foi super bem aproveitado com sofá, uma estilosa poltrona suspensa para relaxar, televisão e até uma mesa de parede, que também é perfeita para otimizar espaços. O teto inclinado e a iluminação mais intimista desse cantinho deixaram o ambiente ainda mais charmoso!

28. O sótão pode se tornar o seu cantinho preferido da casa

Foto de sotao 32ok - 31

Foto: Reprodução /Karen Melzer Interiores

Que tal uma relaxada num cantinho assim? Os bancos ganharam almofadas para aumentar o conforto, mas eles também funcionam como baú para armazenar objetos. Além disso, as janelas criam uma iluminação perfeita no sótão, deixando o local mais agradável e tranquilo.

29. Uma decoração moderna, criativa e charmosa

Foto de sotao 44 - 32

Foto: Reprodução /MaFá Estúdio

Esse lindo quarto feito no sótão apostou nas formas geométricas para deixar a decoração mais autêntica. A parede preta ganhou adesivos de triângulos dourados; a roupa de cama também apostou nos triângulos; e do lado da cama, acima do criado-mudo, foi usado um nicho hexagonal. Sem contar o conjunto de pendentes de diferentes tamanhos e formas, combinando com as cores da parede da cama, preto e dourado, deixando o ambiente ainda mais divertido.

30. Vários ambientes no sótão

Foto de sotao 17 - 33

Foto: Reprodução / Sofia Costa e Gonçalo Chen

Este sótão é quase uma casa completa. Como o espaço é amplo e bem dividido, deu para criar vários ambientes, uma sala, um quarto e até um escritório. O estilo da decoração e as cores clarinhas nos remetem a uma graciosa casinha de boneca.

31. Um sótão que é o sonho de toda criança

Foto de sotao 47 - 34

Foto: Reprodução /Claudia Pimenta

Olha que gracinha esse sótão feito para os pequenos. O espaço foi todo preenchido com nichos, caixas e prateleiras para organizar os bonecos, as pelúcias e os outros brinquedos da criançada. Mas, além de todos os brinquedos, o interessante é que os pais também não foram deixados de lado. Foi colocada uma mesa de sinuca para que os adultos também possam se entreter. Assim, pais e filhos podem se divertir juntos!

32. Não deixe a criatividade de lado

Foto de sotao 34ok - 35

Foto: Reprodução / Decor & Home Organizer

Apesar de não ser muito comum no Brasil, como é nos Estados Unidos, por exemplo, existem muitas casas que possuem sótão e acabam utilizando esse cômodo apenas para objetivos funcionais, ou seja, armazenamento de itens. Então, que tal investir na criatividade e criar um espaço sobre uma nova ótica, aconchegante e cheio de vida, como esse lindo quarto moderno?

33. Um quarto jovial

Foto de sotao 2 - 36

Foto: Reprodução /Estudio Kza

Esse sótão virou um quarto jovem, clean e moderno. A decoração foi feita com muita criatividade para aproveitar cada cantinho, já que o espaço é pequeno. A cama ficou no chão e ganhou um monte de almofadas para ficar mais confortável. A bancada com tampo de vidro serve tanto como escrivaninha, como criado-mudo.

34. O espaço perfeito para um ateliê

Foto de sotao 30 - 37

Foto: Reprodução /Fernanda Bernardi

Se você trabalha com artesanato, fotografia e artes em geral, uma ótima ideia é montar um ateliê ou estúdio no sótão. Nesse exemplo foi montado um ateliê de moda. Tem biombo e até manequim. Muito legal, não é?

35. Um toque rústico e descontraído ao mesmo tempo

Foto de sotao 57 - 38

Foto: Reprodução /Bona Brasil

A utilização do sótão como área de lazer e descanso é perfeita para toda a família. Aqui, devido as escadas, o espaço do sótão ficou pequeno, mas mesmo assim não deixou de ser bem aproveitado. Na decoração, o rústico da madeira contrastou com o colorido mais descontraído do tapete e dos puffs.

36. Uma suíte deslumbrante

Foto de sotao 53ok - 39

Foto: Reprodução /Populares O POVO

Olha que suíte linda e aconchegante que esse sótão se transformou! O banheiro tem até banheira, deixando o local ainda mais envolvente. Destaque especial também para a estante de livros, que foi planejada seguindo a inclinação da parede do sótão. Não ficou demais?

37. Moderno e aconchegante

Foto de sotao 21 - 40

Foto: Reprodução /Claudia Pimenta

Neste exemplo, a poltrona é o grande destaque do sótão. Além de confortável, ela tem um design moderno e elegante. O ambiente ficou ainda mais bonito com o tapete felpudo e com os vasinhos de planta.

38. Até o sótão pode ser integrado

Foto de sotao 31 - 41

Foto: Reprodução /Dani Vit Interiores

Aqui, o sótão virou uma sala de estar com cozinha integrada e tudo! Assim, cada cantinho foi super bem aproveitado. Repare também na decoração super moderna e elegante, fugindo um pouco do rústico, que é o estilo mais usado nesse tipo de ambiente. O forro ficou escondido, pintado de branco.

39. Uma vista para o céu

Foto de sotao 37 - 42

Foto: Reprodução /Karina Guidolin

Veja que interessante a proposta desse quarto no sótão! A cama foi posicionada bem em baixo da janela, proporcionando uma bela vista do céu. A iluminação natural facilita o uso do cômodo e, à noite, ainda é possível admirar a beleza de um lindo céu estrelado. As miniaturas dos super-heróis direcionados para a janela também foi uma ótima sacada, deixando a decoração mais divertida.

40. Um ambiente com múltiplas funções

Foto de sotao 45ok - 43

Foto: Reprodução /Daiane Machado

Esse sótão virou uma espécie de sala de estar e quarto ao mesmo tempo. A cama, a poltrona e o puff deixaram o ambiente super confortável, e do outro lado, ainda é possível ver uma mesinha com duas cadeiras, dando ainda mais uma função para o local . Além disso, a madeira clarinha também contribui para dar um clima mais intimista para o ambiente.

41. Leveza para os dias de trabalho

Foto de sotao 58 - 44

Foto: Reprodução /Bona Brasil

Mais uma inspiração para reaproveitar o espaço do sótão. Criar um escritório nesse ambiente, aproveitando o pé-direito alto, a boa iluminação e o charme adicionado pelo piso de madeira é sempre uma ótima opção. Inclusive, a combinação do branco com a madeira deixou o ambiente ainda mais claro e clean.

42. Um sótão onde a imaginação rola solta

Foto de sotao 11 - 45

Foto: Reprodução /Marcela Pepe Interiores

Se você tem crianças em casa, transforme o sótão em uma brinquedoteca. Veja que gracinha que ficou esse ambiente cheio de brinquedos lúdicos, como se fosse a própria casinha da criança. Não é uma ideia incrível?

43. Quartos de casal são uma boa opção para sótãos

Foto de sotao 5ok - 46

Foto: Reprodução /David Bastos

Quartos de casal também podem ser montados em um sótão. Afinal, esse é um espaço naturalmente íntimo. Pode ser um quarto de hóspedes ou um quarto mais intimista e reservado para os próprios donos da casa. O teto inclinado e rústico, característica marcantes desse tipo de ambiente, deixa o clima ainda mais aconchegante.

44. Ótima solução para quem trabalha em casa

Foto de sotao 7 - 47

Foto: Reprodução /Patrícia Barros

Esse sótão foi totalmente reformado para virar um estiloso e funcional cantinho de home office. Ele ganhou bancada de trabalho com todos os equipamentos organizados, uma poltrona confortável para leitura e, além da iluminação embutida, uma luminária de piso bem direcionada. Também foi utilizado um móvel com nichos específicos para miniaturas de carros, ideal para colecionadores! Por sinal, esse tapete felpudo é uma delícia e ajudou a aumentar a sensação de conforto do local.

45. Uma graça de escritório

Foto de sotao 9 - 48

Foto: Reprodução /Marcenaria do Diego

Aqui, vemos mais uma opção de escritório no sótão. Também foi colocada uma bancada para escrever e usar o notebook e nichos para enfeites decorativos e objetos colecionáveis.

46. Sala integrada

Foto de sotao 14 - 49

Foto: Reprodução /Claudia Pimenta

Esse sótão virou uma sala integrada com cozinha americana. Apesar do toque rústico típico deste ambiente, a decoração apostou em peças modernas e sofisticadas, fazendo um belo contraste.

47. Confortável e bem iluminado

Foto de sotao 36 - 50

Foto: Reprodução /Mayra Munhoz

A iluminação natural deste sótão é incrível e a decoração super apropriada e aconchegante. Aproveite para desfrutar umas horas de descanso em um sótão lindo e iluminado como esse.

48. Todo mundo tem seu quarto dos sonhos

Foto de sotao 43 - 51

Foto: Reprodução /FB Arquitetura

Ter um quarto no sótão costuma ser o sonho de toda criança, não é? Mas tem muito adulto por aí sonhando com um quarto desse também! Confortável, aconchegante, intimista, iluminação indireta, romântico e com uma linda decoração. Precisa de mais alguma coisa?

49. Leia e estude em um ambiente tranquilo

Foto de sotao 24 - 52

Foto: Reprodução /Sampaio Projetos

Olha aí mais um sótão que virou um cantinho de leitura. Esse é um ótimo espaço para criar um cantinho de estudos. Assim, você terá um lugar sossegado para ler, trabalhar e estudar sem ser atrapalhado.

50. Espaços multiusos são sempre bem-vindos

Mais um lindo exemplo de sótão que virou um ambiente de convivência. Para quem trabalha em casa e recebe muitos clientes, também pode ser usado como uma espécie de sala de recepção e espera. Na decoração, a madeira é a grande protagonista, estando presente no piso, no teto e na janela. O estilo rústico combinou muito bem com as plantinhas.

51. Lindo quarto rústico no sótão

Foto de sotao 42ok - 54

Foto: Reprodução /Bona Brasil

Quem não queria ter uma boa noite de sono num quarto como esse? O teto e o piso com revestimento de madeira deixaram o ambiente mais rústico e convidativo, com cara de casas de campo e fazendas. Além de bonita, a madeira também ajuda a aquecer mais o ambiente.

52. Um banheiro charmoso e autêntico

Foto de sotao 25ok - 55

Foto: Reprodução /David Bastos

Esse é outro exemplo de um lindo banheiro no sótão. O teto inclinado desses ambientes é ótimo, pois além de dar um ar mais autêntico e aconchegante para o ambiente, também permite uma maior iluminação, devido às suas janelas. Você pode ainda complementar com luminárias ou luzes dedicadas, como essa da foto.

53. Monte o sótão de acordo com a sua necessidade

Foto de sotao 54 - 56

Foto: Reprodução /Paula Libanio

Esse sótão virou uma salinha de estar com direito a um pequeno escritório. Inclusive, colocar uma bancada atrás do sofá é uma ótima solução para dividir um mesmo ambiente e delimitar os espaços de cada função. A decoração clean contou com pontos coloridos para deixar o local mais alegre.

54. Um escritório alegre e despojado

Foto de sotao 59 - 57

Foto: Reprodução /FMStudio Arquitetura

Esse sótão se tornou um espaço de trabalho com ar despojado através das cores e formas da bancada e das cadeiras. O contraste entre o amarelo e o azul turquesa fizeram um lindo contraste. Destaque também para o quadro negro que é ótimo para colocar lembretes, avisos, mensagens e frases inspiradoras.

55. Sótãos são ambientes perfeitos para trabalhar

Foto de sotao 19ok - 58

Foto: Reprodução /Larkahejuh

Aqui, vemos mais um exemplo de sótão que virou um ambiente de trabalho. Nesse caso, além da bancada, também tem uma estante com nichos para livros e até uma mesa de cavalete para trabalhos manuais. A decoração é clean, mas a cadeira vermelha deu um toque de cor e alegria para o ambiente.

56. Quarto de artista

Foto de sotao 13ok - 59

Foto: Reprodução /Arquiby

Veja que interessante a decoração deste quarto feito no sótão. Os quadros apoiados no chão e os materiais artesanais como a mesinha de madeira, as cestas e o tapete de crochê, deixaram o ambiente com cara de ateliê. Uma ótima ideia de quarto e cantinho de trabalho para artistas plásticos ou artesãos.

57. Una a sua família em um ambiente agradável e funcional

Foto de sotao 39 - 60

Foto: Reprodução /ANN Arquitetura

Esse sótão não tem o teto completamente inclinado, como a maioria, o que acaba deixando o ambiente com um ar mais moderno e menos rústico. Ele virou uma sala de TV super aconchegante, com sofás e poltronas grandes e confortáveis. Tem até um espaço para um mini escritório, com uma bancadinha posicionada atrás do sofá.

58. Organização é fundamental

Foto de sotao 51 - 61

Foto: Reprodução /Graziella Guarita

O sótão pode ser tudo, menos um lugar de bagunça! Mesmo que você não queira transformar esse ambiente em um cômodo em si, você pode usá-lo para guardar tudo o que não está usando no momento, como por exemplo: roupas de outras estações, louças para datas comemorativas, enfeites de natal, etc. Mas não é porque esses objetos não estão em uso que precisam ficar jogados e bagunçados, né? Olha aí uma ideia super funcional para guardar seus itens bem organizadinhos e setorizados.

59. Um quarto de hóspedes improvisado

Foto de sotao 10 - 62

Foto: Reprodução /Fernanda Santos

Vai receber amigos e familiares e não tem espaço suficiente para acomodá-los? Deixe o sótão reservado para isso! Basta colocar sofá-cama, puffs e colchões. Assim, quando tiver visita em casa, já vai ter um espaço reservado para recebê-los com conforto e privacidade.

60. Aproveite o espaço do sótão para um home office

Foto de sotao 26 - 63

Foto: Reprodução /Juliana Saiter Arquitetura

Aproveite o sótão para criar um ambiente de home office, isso vale ainda mais se sua casa for pequena. Além de ter um espaço exclusivo para trabalho, você também vai incluir livros na decoração e armazenar documentos e outros itens. Aqui, a decoração seguiu o estilo rústico com móveis de madeira, como a cadeira, a escrivaninha, as prateleiras e os baús. As caixas d’água foram pintadas de branco para não se destacarem tanto no ambiente.

E aí, o que achou desses exemplos de sótãos? Ao invés de deixar o local entulhado e sem vida, esse ambiente pode ser utilizado de forma mais divertida e ainda aumentar as possibilidades de acomodação do seu lar. Dê ao seu sótão um destino funcional e moderno, afinal, quem não gosta de ter mais um espaço útil e agradável em casa? Um outra estrutura que pode ampliar o espaço na sua casa é o mezanino, conheça!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments