Tapete de crochê para sala: 40 fotos, inspirações e passo a passo

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução/Kronastore

A sala é um dos lugares mais movimentados da casa. É lá que recebemos os amigos, que relaxamos, vemos televisão ou que fazemos aquele banquete especial com a família. Por isso, é essencial que a decoração desse ambiente seja bonita e confortável. E uma das melhores opções para tornar isso possível são os tapetes de crochê.

Esse tipo de bordado utiliza apenas uma agulha para ser executado e pode dar origem a diversos tipos de tapete. As peças combinam bem com qualquer estilo decorativo e podem renovar a decoração da sala de uma maneira simples e barata. Além disso, esse artigo artesanal também proporciona muita delicadeza e sofisticação para o ambiente.

Está pensando em usar um tapete de crochê na sua sala? Então, confira a seguir 40 referências para te ajudar a escolher – e também vídeos com passo a passo para quem gosta de colocar a mão na massa:

1. Tapetes redondos são puro charme

Foto: Reprodução/Margot Tricot

Olha que lindeza esse tapete de crochê redondo! Esse modelo da foto é chamado de tapete mandala e fica lindo perto de estofados ou no centro da sala. Ele pode ser feito em diversos tamanhos e combinações de cores; nesse caso, foram utilizados diferentes tons de azul, deixando a sala com um clima de tranquilidade e paz.

2. Ideal para salas modernas

Para quem gosta da clássica combinação P&B e de um estilo mais moderno, esse tapete de crochê listrado é uma ótima opção. Nesse exemplo, foram usados dois tapetes no centro da sala, formando um lindo conjunto. Eles ainda fizeram uma bela combinação com as cortinas, deixando a decoração ainda mais estilosa e autêntica.

3. Passo a passo: tapete de crochê diagonal

Neste vídeo, aprenda a fazer um lindo tapete de crochê diagonal. É um modelo super diferente, ideal para dar aquele toque especial na decoração da sala.

4. Tapetes grandes deixam a decoração mais marcante

Foto: Reprodução/Belkin Home

E o que dizer desse tapetão super imponente? Para quem tem uma sala com tons mais neutros, pode apostar em tapetes de tamanhos maiores com cores marcantes, como esse. Aqui, a sala em tons beges ganhou mais vida com esse lindo tapete com losangos nas cores azul e amarelo.

5. Tapetes de crochê são estilosos e aconchegantes

Foto: Reprodução/Kronastore

Essa super charmosa e estilosa sala ganhou um tapete de crochê colorido e abstrato, com formas triangulares de diferentes tamanhos. Ele foi posicionado bem em frente ao sofá, trazendo mais conforto para o ambiente. Os modelos com formas geométricas e cheio de cores são ideais para quem gosta de uma decoração mais jovem, alegre e moderna.

6. Conforto em primeiro lugar

Foto: Reprodução/Ponto & Prosa Artesanato

Essa sala, além de linda e bem decorada, também é puro conforto! Aqui, o tapete de crochê foi feito em tamanho grande e com apenas uma cor, mais neutra e discreta. Além disso, também foram usadas muitas almofadas e uma super manta, de tricô, para combinar com o tapetão. Já pensou curtir um friozinho numa sala como essa?

7. Tapetes floridos combinam com uma decoração mais rústica

Foto: Reprodução/Crochê Maria Veronez

Esse tapete da foto foi feito em um tamanho mais compacto e com lindas flores coloridas. Ele combina muito bem com salas mais rústicas e que possuem elementos decorativos relacionados à natureza, como esses lindos enfeites de pavão e a cadeira de madeira de demolição envelhecida.

8. A beleza do tapete escandinavo

Foto: Reprodução/StoreHouse Home Decor

Uma das tendências do momento é a decoração escandinava. O estilo traz um conceito mais minimalista, com poucas cores em um ambiente predominantemente branco. Aqui, o tapete segue essa linha decorativa, com uma estampa étnica super moderna e cheia de personalidade. Para criar um clima aconchegante e confortável, o tapete escandinavo é um item que pode fazer a diferença.

9. Aposte em formas geométricas

Foto: Reprodução/Belkin Home

Outra opção de tapete de crochê super original é esse da foto: um conjunto de vários hexágonos que formam uma peça única em mosaico. É um tapete diferenciado, delicado e autêntico. Nesse caso, outro detalhe legal foi a escolha de cores; o vinho, o amarelo, o bege dourado, o branco e o verde fizeram uma linda e harmônica combinação. Não ficou incrível a composição dessa sala de estar?

10. Passo a passo: tapete de crochê quadrado

Nesse vídeo, você vai aprender a fazer um tapete de crochê quadrado em maxi crochê ou crochê gigante. Ele é lindo, super acolhedor, bem quentinho e fica lindo na sala.

11. O crochê pode gerar diferentes estilos de tapetes

Foto: Reprodução/Toca Tapetes

Olha que elegância esse tapete! Ele foi feito com fio de malha, num modelo super confortável, provando que o crochê é muito versátil e pode ser feito com diferentes técnicas e estilos. Além disso, as almofadas posicionadas sobre ele deixaram o ambiente ainda mais aconchegante e convidativo.

12. Colorido, listrado e cheio de vida

Foto: Reprodução/Kronastore

Nesta sala, as almofadas e o puff possuem tons mais neutros para deixar o lindo tapetão colorido listrado se destacar. Na hora de comprar ou confeccionar o seu tapete de crochê, uma boa dica é ver o que você já tem no seu ambiente, para escolher as cores certas para esse acessório. Assim, a combinação fica perfeita!

13. Modelos mais finos e delicados também são ótimas opções

Foto: Reprodução/Artes Da Mi

Esse é um modelo de tapete de crochê vazado, super romântico e delicado, e que deixa a sala muito mais charmosa. É bem fácil de crochetar e é ideal para ser usado em estações mais quentes, pois é mais fininho. Esse da foto foi feito em um tom clarinho, combinando com o sofá. Além de clássicos e neutros, tapetes claros também ajudam a ampliar o ambiente.

14. Combine o tapete com outras peças de crochê

Foto: Reprodução/Margot Tricot

Olha que gracinha esse conjuntinho! O tapete de crochê combinou com o cesto porta-objetos e com a capa para lixeirinha, ambos de crochê também. As cores também combinaram, deixando o ambiente ainda mais harmônico. Se você gosta de costurar, pode personalizar o seu cantinho do jeito que você quiser e de acordo com o seu estilo.

15. Passo a passo: tapete de crochê estrela

Quer aprender a fazer esse lindo tapete de crochê em forma de estrela? Então, confira o passo a passo ensinado no vídeo acima. Essa é mais uma opção para decorar sua sala com muito estilo e criatividade.

16. Uma linda combinação de cores

Foto: Reprodução/Belkin Home

Olha aí o tapete mandala de novo! Esse é um dos modelos de crochê mais usados na decoração de ambientes. Nesse exemplo, ele foi feito em diferentes tons de roxo e violeta, combinando com as flores na cestinha sobre a mesinha lateral. A sala ficou encantadora, não é mesmo?

17. Passadeiras são úteis e versáteis

Foto: Reprodução/Pé de Chinelo

As passadeiras são peças super versáteis, pois podem ser colocadas em vários ambientes. Nesse exemplo, ela foi usada na frente do sofá de madeira, dando mais conforto e beleza para esse cantinho da sala. A cor amarela deu mais destaque para o ambiente.

18. Um mar de bolinhas

Foto: Reprodução/Marcia Sartori

Olha que graça esse tapete de crochê cheio de bolinhas!! Ele foi feito em tons mais clarinhos das cores verde água, cinza e amarelo. Essa escolha de tons foi ideal, já que a sala já possui cores fortes na decoração, como o rosa pink do estofado e o rosa da parede. Além disso, o tom de verde combinou perfeitamente com o criado-mudo provençal.

19. Renove a decoração da sala com tapetes de crochê

Foto: Reprodução/Kronastore

É sempre bom renovar o ambiente, não é? E os tapetes de crochê podem ser ótimos aliados para isso! Eles ajudam a criar um ambiente diferenciado, além de delimitar espaços e facilitar na hora de posicionar os móveis. Na foto, vemos mais um lindo modelo de tapetão colorido e super estiloso.

20. Passo a passo: tapetão de crochê redondo

Agora, você vai aprender a fazer um lindo e charmoso tapetão redondo, que ainda tem um belo desenho de um flor no meio. Esse foi feito com barbante na cor branca, mas você pode escolher a cor que preferir. Confira o passo a passo.

21. Um modelo mais tradicional

Foto: Reprodução/Jamile Crochetc

Aqui, vemos mais um exemplo de tapete de crochê de tamanho grande e cheio de detalhes, sendo um dos modelos mais tradicionais desse tipo de confecção. Ele combinou perfeitamente com as cores  da sala e também com a estampa florida do sofá, complementando o clima mais romântico do ambiente. Fale a verdade: essa sala não faz lembrar do aconchego da casa das nossas avós?

22. Rede e tapete: uma ótima combinação

Foto: Reprodução/Cris Tronco

Utilizar redes no interior das salas está cada vez mais comum na decoração. Assim, elas não ficam restritas a apenas quem tem varanda ou quintal. Nesse exemplo, o tapete de crochê foi posicionado bem abaixo da rede, proporcionando uma bela composição, além de trazer também mais proteção para as horas de balanço.

23. A sala pede tapetes belos e atraentes

Foto: Reprodução/Belkin Home

Olha que lindo esse modelo de tapete de crochê! Nesse caso, ele possui desenhos de triângulos, que proporcionam um lindo efeito na decoração. As cores escolhidas também são muito bonitas e neutras, o que facilita na hora de compor com outros itens decorativos.

24. Mais elegância para a sala de estar

Foto: Reprodução/Marcia Sartori

Aqui, vemos mais um exemplo de tapetes de bolinha, elaborado a partir da junção de círculos maiores e menores, formando um lindo desenho com espaços vazados. O trabalho resultou em um amplo e elegante tapete retangular na cor azul marinho, que também serviu para delimitar os espaços da sala.

25. Passo a passo: tapete de crochê dupla face

Já pensou ter dois tapetes em uma só peça? É só fazer um tapete de crochê dupla face! Se sujar de um lado, vira do outro; se quiser renovar a decoração, é só virar de novo! Gostou da ideia? Então, acompanhe a videoaula acima para criar o seu tapete com lados totalmente diferentes, tanto no aspecto, quanto na cor!

26. Escolha o seu estilo preferido

Foto: Reprodução/Kronastore

Desde os mais sofisticados, até aos mais coloridos e descolados, os tapetes de crochê trazem todo tipo de efeito para a sala. Além disso, outra vantagem muito boa desse tipo de tapete é que eles são laváveis, fator que facilita bastante a manutenção da peça. Esse da foto ganhou um lindo tom de amarelo com listras verdes, fazendo uma bela combinação com as plantinhas. Destaque especial para a capinha do vaso posicionado no chão, que também é de crochê.

27. Mais cor, por favor

Foto: Reprodução/Trapilho Design

Para quem gosta de detalhes com cores fortes e vivas, esse tapete redondo todo colorido é uma ótima opção. Ele fez um lindo contraste com o sofá cinza, mais neutro, e ainda ajudou a delimitar os espaços da sala e do ateliê junto com o outro tapete.

28. Tapetes de crochê ficam ótimos ao pé de estofados

Foto: Reprodução/Miss Maju

Olha o tapete diagonal aí! Ele foi usado em frente à poltrona, servindo como um lindo e confortável apoio para os pés. E nesta sala também tem capinha de crochê para o vaso de planta que, junto com o tapete, forma um belo conjunto. Agora que você já aprendeu a fazer esse modelo no tutorial lá em cima, pode confeccionar um desse para a sua casa!

29. Tapetes de crochê combinam com o estilo hippie

Foto: Reprodução/Saraswati Artes

Os tapetes de crochê redondos são um dos mais utilizados na sala. Aqui, vemos mais um modelo super delicado e bem trabalhado, num tom mais claro. Como é feito artesanalmente, esse tipo de tapete também combina muito bem com estilos de decoração com uma pegada mais hippie. Nesse caso, a almofada de elefante e o vasinho de cacto fizeram uma bela composição com o tapete. E olha os cachepôs de crochê ali no rack também!

30. Passo a passo: tapete de crochê em formato de gatinho

Para os cat lovers de plantão, que tal fazer um tapete de gatinho, como esse? Muito fofo, não é? Então, se você gostou da ideia, acompanhe o passo a passo no vídeo acima. Ele foi feito apenas com barbante branco e preto.

31. Tudo combinando e cheio de estilo

Foto: Reprodução/Belkin Home

Essa sala maravilhosa ganhou um tapete igualmente maravilhoso! Esse tom de amarelo, puxado para o tom mostarda, é muito bonito e ainda esquenta o ambiente. Além disso, as almofadas também ganharam capas de crochê inspiradas na estampa e nas cores do tapete. Tudo muito lindo!

32. Que tal uma caveira mexicana?

Foto: Reprodução/Crochê da Josilene

O crochê é tão versátil que você pode até criar uma caveira mexicana! Esse tapete super divertido pode deixar a decoração mais autêntica e despojada, ideal para moradores mais criativos e que gostam de uma decoração temática e cheia de referências. Esse ficou ao pé de uma cadeira de balanço moderna.

33. Mais charme para os aparadores

Foto: Reprodução/Trama Crochetaria

O tapete de crochê também fica lindo posicionado em frente a aparadores, como mostra a foto. Além disso, esse modelo redondo se destaca pelos detalhes vazados no centro da peça e pela combinação de tons de azul claros e escuros com o branco, que deixou a peça ainda mais bonita. A pátina do aparador também combinou muito bem com a decoração mais artesanal.

34. Tapetes estampados ficam lindos na sala

Foto: Reprodução/Kronastore

A sala é um ambiente de convívio entre os moradores e seus convidados. Por isso, é possível apostar nos tapetes mais marcantes, cheios de estilo e que são mais atraentes aos olhares. Os estampados, por exemplo, podem ser usados sem medo. Nesse exemplo, o tapete ganhou uma estampa étnica, muito parecida com o estilo escandinavo, mas com uma linda combinação das cores cinza, preto, bege e vermelho.

35. Passo a passo: tapete de crochê de leques coloridos

Esse lindo tapete colorido foi feito no ponto leque e proporciona um efeito incrível na decoração. Neste vídeo, você vai aprender a confeccionar essa peça diferente e cheia de cores, perfeita para dar um up na decoração da sua sala.

36. Quanto mais autêntico, melhor!

Foto: Reprodução/Jaira Borges Barbosa

Aqui, vemos mais uma opção de tapete colorido e posicionado em frente a um aparador. Só que este modelo é quadrado, de tamanho maior e com uma estampa super diferente e autêntica, com flores nas bases.

37. Deixe sua sala mais aconchegante e quentinha

Foto: Reprodução/Liartesly

Olha que delícia esse cantinho! Tem lareira, manta felpuda, sofá de veludo… Tudo bem preparado para o inverno. Para complementar o conforto e a decoração foi utilizado o mini tapete de crochê redondo aos pés da cadeira. Tapetes de crochê são ótimos para aumentar ainda mais a sensação de aconchego do ambiente. Além disso, o modelo redondo fica especialmente bonito compondo com cadeiras e poltronas.

38. Faça você mesmo o seu tapete

Foto: Reprodução / Leatherfinish

Nesse exemplo, vemos mais uma versão de tapetão de crochê colorido e listrado, na versão retangular. Eles são perfeitos para dar mais vida para a sala de estar. Além disso, peças decorativas feitas artesanalmente também garantem mais charme e carinho para o ambiente.

39. Uma peça bonita e funcional

Foto: Reprodução/Valdete de Figueiredo

Além de embelezar e dar mais destaque para a decoração, os tapetes de crochê também podem ser muito úteis para quem tem crianças em casa, especialmente os que possuem cores vivas e alegres, como esse da foto. Assim, os pequenos podem brincar com mais conforto e segurança.

40. Passo a passo: tapete de crochê ponto argola

Esse vídeo mostra um tipo bem diferente e interessante de tapete de crochê: o ponto argola. Ele lembra aqueles tapetes felpudinhos super fofinhos e fica lindo na sala.

E aí, o que achou das nossas inspirações e tutoriais? O crochê é uma ótima opção para renovar a decoração da sua sala. A versatilidade e a beleza destas peças podem fazer sua casa ficar muito mais moderna, estilosa e aconchegante. E se você sabe costurar, melhor ainda; vai ter uma peça única e especial feita por você, deixando sua décor ainda mais especial.

PARA VOCÊ