10 ideias para usar o cacto monstro em um jardim apaixonante

Garden São José


Atualizado em 26.10.23

O cacto monstro, ou Cereus peruvianus monstruosus é um tipo de cacto muito famoso. Essa planta tem várias formas, as quais podem ser causadas por mutações, intencionais ou não. Nesse post você vai ver os principais tipos, quais são cuidados essenciais com ele, como usar na decoração e muito mais!

Índice do conteúdo:

3 tipos de cacto monstro que você precisa conhecer

O cacto monstro é uma variação do Cereus peruvianus. Ele é uma mutação dessa espécie de cacto. Dessa maneira, as alterações na sua genética fazem sua anatomia ser diferente. Por exemplo, suas folhas podem ser espiraladas, ter forma de leque, uma formação aleatória ou ser imponente e grande. Veja os principais tipos desse cacto.

Minicacto monstro

Essa variação é bem pequena. Algumas delas tem apenas alguns centímetros de altura. Ela é ideal para o uso em minijardins ou em mesas e escrivaninhas. Além disso, essa variação pode ser colocada no mesmo vaso que outros cactos.

Publicidade

Cacto monstro florido

A floração de cactos e suculentas pode acontecer de maneira natural. Contudo, o uso de um fertilizante específico acelera esse processo. Dessa maneira, para que seu cacto com flores resplandesça, considere adubar o solo.

Cacto monstro azul

A coloração azulada dessa variação surge devido à exposição ao sol. Caso não haja a incidência suficiente da luz natural direta sobre ela, a planta terá uma cor normal. Isto é, o verde característico dessa espécie.

Agora você conhece os principais tipos de cacto monstro. Porém, é preciso saber cuidar dessa planta para que ela seja forte e saudável na sua casa. Assim, confira os principais cuidados com ela.

Como cuidar de cacto monstro

Os cactos e suculentas são plantas muito resistentes e ideais para quem está começando na jardinagem. Contudo, elas também precisam de atenção e cuidados especiais. Dessa maneira, veja as principais dicas de como cuidar desse tipo de cacto:

Publicidade

  • Rega: Essa planta resiste a longos períodos de seca. Isso acontece por causa da sua capacidade de armazenar água. O ideal é regar no máximo uma vez por semana. Porém, isso deve ser feito apenas se o solo estiver completamente seco.
  • Iluminação: Cactos são plantas de origem desértica. Por isso, elas precisam de muita luz solar direta. Contudo, em certos casos, elas podem se dar bem em ambientes de meia-sombra.
  • Cultivo: O solo para esse tipo de planta precisa ser arenoso e bem drenado. Para isso, é possível usar um substrato pronto para cactos ou fazer uma preparação rica em areia e cascalho.
  • Mudas: As mudas podem ser feitas a partir de partes da planta colocadas diretamente na terra. Contudo, as mudas precisam de um pouco mais de água que a planta adulta.
  • Fertilização: A fertilização pode ser feita anualmente, com um adubo específico para cactos e suculentas. Ele irá repor os nutrientes para essa planta perdidos ao longo do inverno.

Com essas dicas, a vida da nova filha verde será muito mais longa e saudável. Contudo, sempre é bom conhecer mais sobre cada tipo de planta que habita a casa. Então, que tal aprender mais sobre o Cereus peruvianus monstruosus?

Saiba mais sobre cacto monstro

Quando se trata de plantas, é preciso compreender os cuidados específicos de cada uma. Além disso, algumas espécies sempre geram mais curiosidades que outras e são uma ótima forma de puxar assunto. Dessa maneira, nos vídeos selecionados você vai ver dicas de cultivo e curiosidades sobre essa espécie de cacto.

Dicas de cultivo

O Cereus peruvianus é uma planta muito ornamental, mas que poucas pessoas cultivam em casa. Por isso, a youtuber Denise Fonseca, do canal Viciada em Orquídeas e Suculentas, a dicas de cultivo para ajudar quem quer ter essa planta no próprio jardim.

Como fazer muda de cacto monstro

Na hora de multiplicar uma planta, o processo mais rápido é fazer isso por meio de mudas. dessa forma, o canal Natureza da Tassi mostra como fazer muda desse tipo de cacto. Além disso, ela ensina como cortar e quanto tempo aguardar para plantar novamente.

Como replantar cacto monstro

Publicidade

O replantio é um processo necessário para várias plantas. Ele pode acontecer por diversos motivos. Porém, não é preciso que ele seja uma tarefa trabalhosa ou perigosa. Por isso, no vídeo do canal Gardens TV, é possível saber de que forma replantar um cacto.

Quatro segredos para cuidar de cactos

Cactos são plantas que precisam de poucos cuidados. Porém, alguns deles são muito específicos para essa espécie. Assim, o canal Cultivando mostra quatro dicas para cuidar e fazer o seu cacto ter uma vida longa e saudável. Confira!

Essas dicas ajudam muito na hora de cuidar de um cacto. Além disso, algumas pessoas ficarão com vontade de ter o seu agora mesmo. Porém, é preciso saber como colocá-los na decoração para que eles fiquem ainda mais bonitos. Que tal ver algumas formas de fazer isso?

10 fotos de decoração com cacto monstro que vão te surpreender

Para usar uma planta na decoração, é preciso planejamento. Afinal, além da beleza, é preciso pensar nas condições do ambiente. Por isso, veja 10 formas de fazer isso na sua casa.

1. O cacto monstro tem muito apelo ornamental

2. Um exemplo disso é o mini cacto monstro

3. Essa planta chama a atenção em todo lugar

4. Isso acontece porque ela é imponente

5. Como o cacto monstro gigante

6. Com sorte, a planta pode dar flores

7. E um cacto monstro florido é mais que especial

8. Além disso, essa espécie precisa de muita luz

9. Principalmente o cacto monstro azul

10. Que vai deixar seu jardim ainda mais bonito

Uma planta nova em casa é tudo de bom, principalmente para quem está iniciando na jardinagem. Ver o progresso das filhas verdes é uma atividade gratificante. Quem não tem muita experiência com plantas pode apostar naquelas que não exigem tanta atenção. Por isso, que tal conferir uma lista de plantas fáceis de cuidar?

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments