Lírio da paz: traga a natureza para dentro de seu lar

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Living Gifts Brisbane

Planta de fácil cultivo, o lírio da paz, com nome científico Spathiphyllum wallisii, possui uma beleza singular, capaz de alegrar qualquer ambiente. Natural da região equatorial na América do Sul, também é conhecida como “bandeira branca” ou espatifilo.

De porte pequeno, pode chegar a atingir no máximo cinquenta centímetros, e é a escolha certa para quem deseja uma planta com florada abundante. Suas flores abrem nas épocas mais quentes do ano, com cores claras e frequentemente branca, sendo relacionadas à um símbolo da paz.

Uma curiosidade desta planta é que, o que muitos acreditam ser sua flor é na realidade uma bráctea, folha que acompanha a flor, com a intenção de destacá-la, enquanto sua verdadeira flor possui o formato de espiga, alongado.

Outro destaque desta planta são suas longas folhas, de coloração verde escura e aparência brilhosa, que dá ainda mais charme. Pode ser cultivada em vasos ou junto a muros, e é uma boa opção para ser decorar ambientes internos ou externos.

Como plantar o lírio da paz

Foto: Reprodução / Rosas de Jardim

Para fazer o plantio do lírio da paz, é necessário adicionar areia grossa no fundo de um vaso e, por cima, acrescentar o adubo orgânico e o humos, se desejar. Então, basta posicionar a planta no meio do vaso, e completá-lo com terra. No caso de plantar diretamente no solo, é importante possuir um substrato rico em compostos orgânicos para o sucesso do plantio.

O momento ideal para plantar, ou mesmo transplantar um lírio da paz para outro local, é no período de dormência de sua florada, ou seja, em épocas de temperaturas mais baixas, como o outono e inverno. Em cerca de um mês já será possível visualizar novas folhas verdes e brotos de sua floração.

Como cuidar e manter um lírio da paz

Foto: Reprodução / Dream Garden

Planta adaptada a locais com temperaturas mais quentes, gosta de calor e umidade para manter-se saudável e bela. Apesar disso, não suporta incidência direta do Sol, podendo ter suas folhas queimadas. Sendo assim, deve ser posicionada em locais de meia-sombra, como ambientes internos ou área externa, desde que fique à sombra de árvores maiores.

A umidade é um requisito para manter o lírio com a aparência impecável, por isso, se cultivado em locais com ar condicionado, é faz necessário borrifar água em suas folhas diariamente. Seu solo não pode ficar seco, portanto as regas devem ser frequentes, tomando cuidado para não encharcá-lo. O ideal é que se repita o processo de adubamento semestralmente, deixando o solo enriquecido. Esse também é o momento ideal para retirar possíveis folhas secas.

20 ideias de como adicionar o lírio da paz na decoração

Como possui a versatilidade de ser utilizada tanto em áreas internas quanto externas, o lírio da paz é uma opção curinga para garantir um ambiente mais charmoso e cheio de vida. Confira a seguir uma seleção de diversos ambientes utilizando a planta:

1. Aposte em um vaso com uma bela mensagem

Foto: Reprodução / Joana Unterkircher

Aqui, o lírio da paz foi plantado em um vaso com uma mensagem inspiradora, ideal para trazer positividade ao dia-a-dia. Alegrando a mesa das refeições, ele ainda é acompanhado por um vaso maior, com uma bela suculenta e um mini vaso com um simpático cacto confeccionado em crochê.

2. Cor para o ambiente minimalista

Foto: Reprodução / Studio I L Y

O verde brilhoso de suas folhas é aposta certeira para adicionar cor e vida para um cômodo predominantemente preto e branco. O vaso branco e sem muito detalhes mantém o estilo minimalista, e sua flor branca integra-se à cor da parede, tornando-se um detalhe a mais para que decide notá-la.

3. Complementando o visual da sala

Foto: Reprodução / Bárbara Montes

O toque de cor não se faz necessário nesta sala multicolorida. Em vez disso, o lírio da paz traz tranquilidade e contato com a natureza para um cômodo cheio de cores e detalhes. Posicionado na mesa lateral do sofá, garante um belo contraste junto ao móvel de cor chumbo.

4. Sofisticação em um vaso cheio de texturas

Foto: Reprodução / Tati Jardineira

O destaque desta sala se dá pela dupla de vasos cheios de elegância, que possuem uma textura diferenciada e acomodam duas unidades da planta. Como o ambiente possui tons claros por toda a decoração, o verde das folhas garante o encanto.

5. Possuir uma planta dentro de casa é uma aposta inteligente

Foto: Reprodução / Decaza Design de Interiores

Posicionada ao lado da cama, sobre um criado-mudo de trama natural, além de trazer mais vida ao ambiente, o lírio ainda ajuda a purificar o ar, eliminando toxinas e garantindo sensação de leveza ao cômodo.

6. E que tal um jardim suspenso?

Foto: Reprodução / Daniella Simonassi Arquitetura

Alternativa ideal para quem não dispõe de muito espaço, mas não abre mão de ter um toque natureza dentro de casa, o jardim vertical poder ser a melhor opção. Aqui o lírio da paz foi a planta escolhida, delimitando a parede de tijolos aparentes e dando mais charme ao home office.

7. Ideal para qualquer espaço disponível

Foto: Reprodução / Marisa Reis

Como tem tamanho reduzido, torna-se um bom elemento decorativo para os mais diversos espaços. Aqui o lírio da paz foi posicionado em cima do criado-mudo, juntamente com uma vela aromática e um vaso ornamentado de beleza singular.

8. Garantindo a paz em um cômodo aconchegante

Foto: Reprodução / Forever Home Rosas

O local escolhido para acomodar o lírio da paz foi a mesa lateral da sala. O vaso branco garante destaque total à planta, enquanto sua coloração natural contrasta com o excesso de branco, madeira e cinza espalhado pelo ambiente. Destaque para a bela bandeja de chá.

9. O objeto de decoração ideal

Foto: Reprodução / Trisha Alfheim

Como possui flores com cores claras, o lírio da paz torna-se um objeto de decoração versátil, podendo ser posicionado em cima de prateleiras, mesas e criados-mudos. Aqui ele fica entre quadros e porta-retratos, garantindo neutralidade em meio à uma variedade de cores.

10. Cantinho de paz e aromas

Foto: Reprodução / Kizzie

As flores do lírio da paz não possuem aroma, então o vaso pode ser acomodado entre velas e aromatizadores de ambiente, sem interferir no cheiro exalado por cada um. O resultado: um cantinho repleto de paz, beleza e aromas especiais.

11. Embelezando a bandeja de chá

Foto: Reprodução / Masmoosi

Além de deixar a hora do chá mais bela, com suas imponentes folhas verdes, a planta colore um ambiente com tons de preto e branco. Vale destacar o uso de pedras de gelo para manter o solo úmido, sem encharcá-lo, facilitando a rega do lírio da paz.

12. Um belo canteiro interno de lírios da paz

Foto: Reprodução / Patrícia Forte

Esta sala de estar possui decoração com tons sóbrios, madeira de cor escura e mobiliário em branco, buscando um equilíbrio para os momentos de relaxamento junto à lareira. Já o canteiro elaborado com lírios da paz, garante cor em meio a seriedade do ambiente.

13. Belíssima, é o destaque do ambiente

Foto: Reprodução / Terracotta Design Build

Esta planta já está em sua versão adulta, com um tamanho mais avantajado. Plantada em um vaso térreo, deixa o canto da sala destacado, garantindo vivacidade à um ambiente repleto de tons neutros. Destaque para o contraste proporcionado por sua bela cor com o sofá inteiramente branco.

14. Novamente decorando um ambiente minimalista

Foto: Reprodução / Scadinavian Homes

É inegável a cor e o frescor proporcionados por suas lindas folhas e seu brilho incomparável. Nesta sala de jantar com o estilo escandinavo, é possível visualizar como ambientes minimalistas ganham mais charme com um vasinho.

15. Cai bem em uma decoração mais rústica também

Foto: Reprodução / Total Environment

Com o visual mais rústico, com madeira, mobiliário em couro e pedras naturais na parede divisória, esta sala ganhou um belo canteiro térreo feito com diversas mudas do lírio da paz. Com portas de vidro e jardim externo, a natureza é observada em cada canto do espaço.

16. Plantas por todos os lados

Foto: Reprodução / KammArchitecture

Neste ambiente integrado, cada mesa recebeu um belo vaso com plantas diferentes: a mesa de refeições, a mesa lateral dos sofás e a mesa de centro da sala. Destaque especial para a mesa de centro, com um belo vaso de vidro com lírios da paz, acompanhada de um pequeno vaso ornamental em azul.

17. Na sombra, pode resultar em um belo jardim externo

Foto: Reprodução / VIDAVERDE Paisagismo

Como o lírio não resiste à incidência direta do Sol, uma boa solução para obter um jardim em áreas externas é posicioná-lo sob a sombra da escada. Desta forma, a planta terá vida longa, com flores encantadoras e folhas cheias de brilho.

18. Jardim vertical para a área da piscina

Foto: Reprodução / Fernando Thunm

Este projeto de jardinagem inclui um jardim vertical cheio de estilo na parede revestida com lâminas de madeira. No centro, lírios da paz distribuídos de forma harmônica, junto às belas folhas verdes, valorizam o cantinho de tranquilidade e diversão.

19. Ampla parede viva para a varanda

Foto: Reprodução / Camila Vaccaro

A área de convivência ganhou contato com natureza abundante ao ter a lateral forrada com uma parede viva, contendo lírios da paz e samambaias. Na decoração do restante do ambiente, muita madeira e estofamento branco, que garantem destaque para o verde.

20. O verde é a aposta certa para um ambiente mais iluminado

Foto: Reprodução / Lechuza

Como o branco predomina no mobiliário deste ambiente, o tom de verde vibrante do lírio da paz garante o toque de cor que faltava. Para manter a linha de decoração mais minimalista e em tons neutros, opte por um vaso sem muitos detalhes.

Planta versátil e cheia de estilo, o lírio da paz possui fácil cultivo e pouca manutenção, tornando-se uma boa opção para quem busca trazer a natureza para dentro de casa, sem a necessidade de muitos cuidados. Aposte em sua cor vibrante e belas flores e deixe qualquer ambiente do seu lar ainda mais belo.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS